Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias IBGE: Paraná sediará evento nacional de divulgação do Censo Agropecuário 2017

 

 

cabecalho informe

IBGE: Paraná sediará evento nacional de divulgação do Censo Agropecuário 2017

ibge 10 10 2019O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, recebeu, na manhã desta quinta-feira (10/10), a visita do chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, e do supervisor de agropecuária, Jorge Mryszka, que entregaram convite para a cerimônia de divulgação dos resultados do Censo Agropecuário 2017, que acontecerá no dia 25 de outubro, às 9h30 no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Apoio das cooperativas - Segundo Sinval, a escolha do Paraná para sediar esta divulgação nacional se deve ao fato da importância do agronegócio para e economia e pela forma organizada da produção, através das cooperativas representadas pelo Sistema Ocepar. “Durante uma reunião com o supervisor nacional do IBGE, nós argumentados que o Paraná tem características bem diferenciadas na sua composição fundiária, com pequenos, médios e grandes produtores, bem distribuídos em cooperativas, e talvez seja o setor mais organizado do País. E, como vocês nos apoiaram desde o início na realização do Censo, ajudando na divulgação e na recepção dos técnicos para realizarem os levantamentos, nada mais justo que o Paraná possa sediar o anúncio nacional do Censo”. Além do Sistema Ocepar, o mesmo convite está sendo realizado a outras entidades do setor rural mas, também, do setor produtivo, como o G-7 e associação de municípios. “Esperamos os presidentes das cooperativas agropecuárias para a solenidade, que contará com a presença do governador Ratinho Júnior, do secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e de autoridades do governo federal e representantes das entidades parceiras”, ressaltou Sinval.

Importância - Para o presidente do Sistema Ocepar, apoiar na realização do Censo para que todos os dados fossem levantados de forma precisa, é mais do que um dever. “Afinal, as próprias cooperativas irão se beneficiar com esse levantamento. O último Censo havia acontecido em 2006, os dados já estão defasados. Agora, com essas informações atualizadas sobre a estrutura e a produção agropecuária, podemos saber quem e quantos produtores existem no estado, quantos integram o sistema cooperativista, o que e onde produzem, enfim, ira subsidiar estudos, planejamentos e estratégias para políticas públicas voltadas para o setor e para o cooperativismo”, frisou. Ricken se comprometeu em convidar os presidentes de cooperativas agropecuárias e de crédito filiadas a Ocepar para que participem e possam conhecer, no dia 25 de outubro, detalhes do novo Censo.

Lançamento - Sinval lembrou que foi no auditório do Sistema Ocepar, no dia 19 de junho de 2017, que aconteceu o lançamento da realização do Censo Agropecuário 2017, com a presença, naquela ocasião, do presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos e da governadora do Paraná, Cida Borghetti. “Este apoio de primeira hora do Sistema Ocepar, através do presidente José Roberto Ricken, e das cooperativas do estado, foi fundamental para que 1.350 recenseadores no Paraná realizassem seu trabalho de forma mais rápida e objetiva.

Levantamento no Paraná - O supervisor de agropecuária do IBGE do Paraná, Jorge Mryczka, que coordenou o Censo Agropecuário no Paraná, disse que houve um pequeno atraso no cronograma, especialmente pelos períodos de chuvas, que impediram o acesso dos recenseadores em algumas localidades mais distantes. “Foram cinco meses de coletas de dados em todas as propriedades rurais do Paraná. A agricultura e a pecuária são destaques em nosso estado, somos o segundo maior produtor de grãos, de soja, milho, maior produtor de feijão e trigo, aves, suínos, peixes, carnes de uma forma geral. As próprias cooperativas do Paraná contribuem muito para este desenvolvimento. E os dados que serão anunciados no dia 25 de outubro servirão de norte para que os municípios e o estado possam focar em investimentos regionais”. Mryczka destacou que nesse levantamento alguns indicadores mostrarão como está o Paraná na questão do acesso a novas tecnologias e a conectividade. “Perguntamos aos produtores sobre o uso de internet e de ferramentas tecnológicas em suas propriedades e posso adiantar que o Paraná se destaca no quesito de inovação”, destacou.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias