Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COMÉRCIO INTERNACIONAL I: China se consolida como grande comprador de carne bovina do Brasil

 

 

cabecalho informe

COMÉRCIO INTERNACIONAL I: China se consolida como grande comprador de carne bovina do Brasil

 

comercio internacional i 11 10 2019Com a peste suína ainda fora de controle na Ásia, a potência chinesa se tornou o principal comprador de carne bovina brasileira neste ano. Além disso, as exportações de carne in natura estão colaborando para a sustentação dos preços da arroba em melhores patamares. Segundo o Pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, a expectativa de preços é boa no curto prazo, principalmente pela a exportação estar com a demanda aquecida. “É o primeiro ano em que exportamos mais de 100 mil toneladas de carne bovina in natura por mês. Esse cenário deve se manter até o final do ano e isso ajuda a segurar os preços do animal”, comenta. O principal comprador de carne bovina era Hong Kong, que sempre comprou separado da China, mas, no mês de setembro, os chineses começaram a liderar. “Esse mercado ainda tem potencial de crescimento em que cada habitante consome 5,00 kg por ano de carne bovina”, diz. 

 

Preços e demanda - “As referências da arroba tiveram picos de preços no mês de setembro dos anos anteriores por outros motivos, como a delação da JBS em 2017 e as cotações do milho valorizadas em 2018”, conta Carvalho. Para os próximos meses, a tendência é que o consumo no mercado interno fique mais intenso com a aproximação das festas de final de ano. “Há uma demanda aquecida em que o traseiro registra valorizações nesse período e acaba puxando as cotações do boi gordo. Com as exportações aquecidas e um consumo interno melhorando acaba ajudando a sustentar os preços do boi”, ressalta.

(Fonte: Notícias Agrícolas); (Foto: José Adair Gomercindo/Secs)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias