cabecalho informe

SICOOB UNICOOB: UDC inicia workshops de sensibilização para relacionamento com os cooperados

Foi dada a largada! A equipe da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC) do Sicoob Central Unicoob realizou, no dia 5 de outubro, em Cascavel (PR), o primeiro workshop dos programas Integrar e Desenvolver, elaborados para aprimorar o relacionamento com os cooperados. O evento reuniu aproximadamente 300 pessoas do Sicoob Credicapital e apresentou os objetivos dos programas, além da importância de cada colaborador na execução das propostas.

Resgate - Durante o evento, os colaboradores participaram de um momento em que resgataram a essência e os valores do cooperativismo, analisaram os diferenciais de uma cooperativa de crédito em relação aos bancos e, juntos, participaram de uma atividade prática para sugerir ações que podem mudar a relação com os cooperados e dar a eles o sentimento de pertencimento.

Valores históricos - Participante do evento, o diretor superintendente do Sicoob Credicapital, Valdir Pacini, ressalta que, embora a mudança de cultura leve algum tempo para ser vista na prática, os dois programas vão diretamente ao encontro dos valores históricos do cooperativismo. “Era necessário juntar todos os nossos colaboradores para que eles entendessem que o cooperado é a razão da existência de nossa cooperativa. São dois programas que resgatam nossa essência e eu não tenho dúvida de que teremos uma mudança radical muito positiva.”

Marco - O gerente regional Gisélio Linhares acredita que o evento é um marco para o início de uma nova fase no que diz respeito ao relacionamento com o cooperado. “Tenho certeza que a implantação desses programas vai promover o encantamento de nossos associados e o entendimento dos diferenciais que temos como cooperativa e, a partir disso, o nosso cliente de hoje encontrará motivos nas ações para ser nosso cooperado de amanhã; e o nosso cooperado do amanhã vai ter mais consciência cooperativista, garantindo nossa sustentabilidade como sistema e, acima de tudo, vai contribuir para uma comunidade melhor e mais cooperativista em todos os segmentos.”

Impacto - Embora tenha como foco a integração e desenvolvimento dos cooperados, desde a entrada na cooperativa até a possível participação como dirigente, Linhares entende que os programas também impactam diretamente os colaboradores da cooperativa. “Por meio do Integrar e do Desenvolver vamos fortalecer e dar muito mais corpo para o que é, de fato, o cooperativismo, inclusive para o público interno, porque ainda hoje, temos colaboradores que precisam aprimorar o sentimento cooperativista. Então, a formação interna irá possibilitar o estreitamento desse relacionamento com o cooperado, trazendo a fidelização”, afirma o gerente.

Alinhados - Para o gerente executivo da UDC, Sérgio Gini, o evento em Cascavel superou as expectativas e foi uma demonstração de que os colaboradores estão alinhados com a ideia de um projeto uniforme e sistêmico de relacionamento com os cooperados. “A resposta dos colaboradores foi extremamente positiva, houve uma interação acima do que esperávamos e a contribuição para os programas demonstrou o desejo dos colaboradores em valorizarem, ainda mais, a razão de existir da cooperativa: os cooperados”, destaca.  

Próximos workshops - O Sicoob Credicapital foi a primeira singular a receber o workshop, que, até o fim do ano, passará por todas as outras 17 cooperativas da Central Unicoob. Nesta semana, quatro singulares receberão o workshop:

- Sicoob Ouro Verde: dia 14, em Londrina (PR);

- Sicoob Horizonte: dia 15, em Arapongas (PR);

- Sicoob Ouro Branco: dia 17, em Paranavaí (PR);

- Sicoob Arenito, dia 19, em Umuarama (PR).

Programas Integrar e Desenvolver - Criados pela UDC do Sicoob Central Unicoob, os programas têm o objetivo de integrar e desenvolver os cooperados, estimulando uma aproximação e contato mais frequente com as cooperativas, não relacionado diretamente aos produtos e serviços. O programa Integrar trabalhará a entrada, manutenção e a fidelização dos associados na cooperativa por meio de ações de inclusão, no intuito de compartilhar informações sobre a cultura cooperativista e apresentar as diferenças em relação às instituições financeiras tradicionais, ou seja, trabalhar a aderência do cooperado apresentando trilhas de desenvolvimento para que ele entenda que o Sicoob é a casa dele.

Representatividade - No Desenvolver o objetivo é ampliar a representatividade nos comitês e conselhos dentro das singulares, capacitando cooperados para integrarem o Conselho de Orientação Estratégica (COE) e o colégio de delegados. (Imprensa Sicoob Unicoob)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias