Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SESCOOP/PR: Resultados do Programa de Inovação serão apresentados às cooperativas

 

 

cabecalho informe

SESCOOP/PR: Resultados do Programa de Inovação serão apresentados às cooperativas

sescoop pr 17 10 2019Terminou, no dia 27 de setembro, o primeiro ciclo de capacitação do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. Ao longo de um ano, 17 turmas em diversas cidades do Paraná, tiveram um curso intensivo sobre inovação. Foram 192 horas de aulas e mentorias para mais de 450 colaboradores de 70 cooperativas do estado. Todo esse esforço será apresentado aos diretores, presidentes e sponsors (padrinhos dos projetos nas cooperativas) em um roadshow pelo Paraná.

Pé na estrada - Serão três semanas de viagens, de 28 de outubro a 15 de novembro. O objetivo é apresentar um balanço do que está sendo feito no âmbito do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. “Também convidaremos os funcionários capacitados em inovação para que mostrem seus pitches - vídeos nos quais apresentam suas propostas e as oportunidades nas quais trabalharam”, conta o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), Leonardo Boesche. 

O Programa - Pioneiro no Brasil e no mundo, o Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense foi idealizado pelo Sistema Ocepar, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e executado pelo ISAE Escola de Negócios. A primeira etapa da capacitação foi um mapeamento de perfil, feito por meio da plataforma Mobi, da também parceira nessa ação a Arbache Innovations. Com isso, os participantes foram divididos em dois grupos: Agentes de Inovação e Agentes de Transformação. Cada grupo teve uma formação específica, de acordo com o seu perfil. Finalizada essa etapa, os grupos voltaram a se reunir no laboratório de inovação.

Balanço - Ao fim da capacitação, obteve-se os seguintes resultados:

  • 508 oportunidades de inovação foram identificadas no mapeamento de desafios;
  • Mais de 100 ferramentas de estímulo à inovação foram ensinadas nas disciplinas. Elas irão compor a Innovation Tool Box, a caixa de ferramentas do Programa;
  • 700 startups foram mapeadas como potenciais instrumentos para enriquecer o ecossistema de inovação das cooperativas;
  • Gravação de 115 pitches (vídeos em que são apresentados propostas e as oportunidades de inovação).

Cultura inovadora - Segundo Leonardo Boesche, o interesse em fomentar a cultura da inovação dentro do setor cooperativista paranaense leva em conta a necessidades das cooperativas de se inserir como inovadoras num mercado global e competitivo. “Mais do que elaborar projetos, o Programa incentiva as cooperativas a pensar e respirar a inovação, adotando isso como cultura”, explica. De acordo com o superintendente do Sescoop/PR, espera-se com o roadshow fortalecer ainda mais o Programa junto às cooperativas para que os projetos que surgiram durante a capacitação tenham continuidade e apoio na base. “Estas 70 cooperativas que já aderiram ao Programa estão iniciando um novo ciclo no cooperativismo paranaense, um ciclo em que a inovação passa a ser uma estratégia organizacional”, conclui Boesche.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias