cabecalho informe

ENCONTROS DE NÚCLEOS: Sicredi Centro Sul sedia primeiro evento da semana, com 29 lideranças cooperativistas

A partir desta segunda-feira (21/10), as cidades de Prudentópolis, Cascavel, Francisco Beltrão e Mandaguari recebem lideranças cooperativistas de diversos ramos, para a segunda rodada de 2019 dos Encontros de Núcleos Cooperativos. Durante esses quatro dias, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, acompanhados de Robson Mafioletti e Leonardo Boesche, respectivamente superintendentes da Ocepar e Sescoop/PR, do gerente da Fecoopar, Anderson Lechechem, do coordenador de comunicação, Samuel Milléo Filho e dos palestrantes, Cláudio Shimoyama e Ernesto Kugler, percorrerão cerca de 1.650 quilômetros dos cinco núcleos cooperativos. “São reuniões de trabalho que realizamos desde setembro de 1991, portanto, são 27 anos em que interiorizamos nosso trabalho. É uma oportunidade de ouvir as lideranças cooperativistas sobre diversos assuntos”, lembra Ricken.

Anfitrião - Participam deste primeiro encontro, 29 lideranças, de 10 cooperativas dos ramos agropecuário, saúde e crédito. A abertura foi realizada pelo anfitrião, Santo Capelari, presidente da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ. “Muito mais do que uma satisfação, receber tantas lideranças do Núcleo Centro Sul numa segunda-feira de muita chuva, é uma honra para todos nós aqui de Prudentópolis. O Sistema Ocepar é uma entidade referência e que nos dá uma sustentação muito grande. Nesses encontros, podemos ouvir especialistas sobre os mais diferentes assuntos, o que é valioso para o cooperativismo, para nossas atividades”. Com atuação em três estados, a Sicredi Centro Sul tem 38 mil cooperados e atua em 74 municípios, com um patrimônio líquido de mais de R$ 100 milhões. Participaram da abertura Ricken, Nobile, Frans Borg, coordenador do Núcleo Centro Sul, Jorge Karl, diretor da Ocepar e presidente da Agrária, Erik Bosch, conselheiro do Sescoop/PR e presidente da Capal.

Agência Smart - Seguindo o modelo pioneiro, implantado pela Sicredi União, de Maringá, nesta segunda-feira (21/10), a Sicredi Centro Sul irá inaugurar uma nova agência no município de Inácio Martins. Será a primeira agência Smart da cooperativa e irá atender a população que hoje é de aproximadamente 11 mil pessoas. “O objetivo de ser uma agência Smart é promover mais acesso à todas as soluções financeiras, como conta corrente, crédito geral e agrícola, investimentos, seguros, consócios, cartões de crédito e depósito de cheques, sem movimentar nem um centavo em espécie na agência física. Portanto, sem circulação de dinheiro. O pagamento de contas e transferências, por sua vez, são feitos no ambiente online, por meio da internet banking e do aplicativo do Sicredi. Quem precisar de auxílio, vai contar com um terminal digital na agência e com a orientação dos colaboradores”, lembra Capelari.

Sistema OCB - Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB, que pela primeira vez participa dos Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar, afirma que ficou lisonjeado pelo convite. “É uma mistura de expectativa positiva e motivadora. A gente sabe a importância e o valor que esses encontros representam para o sistema. Venho para aprender um pouco mais, ouvir os anseios das cooperativas, não só em relação ao trabalho do Sistema Ocepar mas também da OCB. Sabemos que nesses encontros grandes decisões foram tomadas, soluções para o cooperativismo. É uma via de mão dupla, onde as cooperativas apresentam suas reivindicações e as entidades podem prestar contas do seu trabalho. Um modelo exemplar, democrático e eficiente”, destacou.

Pesquisa - O diretor do Grupo Datacenso, Cláudio Shimoyama, apresenta nesses encontros o resultado da segunda pesquisa sobre a imagem e o posicionamento das marcas das cooperativas do Paraná, realizada em agosto/setembro deste ano. Desta vez, a coleta de dados ocorreu entre os meses de junho e julho, quando foram entrevistados 1.015 consumidores, na capital e no interior do Estado, 10 diretores de cooperativas e 50 profissionais responsáveis pela aquisição das mercadorias nos supermercados. As conclusões deste trabalho têm sido utilizadas pelo Sistema Ocepar e cooperativas como subsídio para direcionar as estratégias de divulgação e promoção dos produtos e serviços ofertados pelo setor à comunidade. A primeira pesquisa foi realizada em 2017.

Mais - O Programa Trabalho Seguro e Sustentabilidade será outro tema tratado nos Encontros de Núcleos Cooperativos. Quem vai discorrer sobre o assunto é o advogado Ernesto Emir Kugler Batista Junior. Na sequência, a diretoria da Ocepar irá fazer um relato sobre o PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, e apresentar o Programa Cooper Universitário lançado em Maringá, no dia 10 de setembro, com o objetivo de disseminar os princípios cooperativistas no ensino superior, por meio da interação entre cooperativas e universidades.

Cooperativas - Depois de Prudentópolis, recebem o evento, as cidades de Cascavel, no Oeste como anfitriãs as cooperativas Coopavel, Cotriguaçu, Credicoopavel e a Credicapital; a Cresol, no Sudoeste; e a Cocari e Rodocoop, no Norte/Noroeste.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias