cabecalho informe

SICREDI: Inspirados em Da Vinci, professores refletem sobre desafios da educação

 

Artista, matemático, cientista, inventor e arquiteto, Leonardo Da Vinci aperfeiçoava suas habilidades a partir da curiosidade em busca por conhecimento. Legado que será referência no Summit Educação – Programa A União Faz a Vida, encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), nos dias 29 e 30 de outubro, e que vai reunir cerca de 600 educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos profissionais que participam do Programa, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. “Por meio de uma metodologia ativa ajudamos a despertar o interesse das crianças com as expedições investigativas que permitem o estudo fora da sala de aula. Essa concepção de aprendizagem se aproxima muito das características do artista italiano”, analisa o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

 

Desafios e reflexão - O encontro irá promover discussões importantes sobre os desafios da educação no país, e trará uma reflexão sobre um momento relevante para o Programa A União Faz a Vida (PUFV), visto que serão apresentados os resultados atingidos em 2019 pelos projetos desenvolvidos nas escolas. No ano passado, somente a Central Sicredi PR/SP/RJ teve mais de 2,8 mil projetos realizados nas diversas instituições de ensino parceiras. Desde que foi implantado, o PUFV já beneficiou 285 mil crianças e adolescentes, de mais de 1,9 mil escolas em 369 cidades de sete estados, contando com o trabalho de quase 25 mil educadores.

 

Momentos de troca - “Quando se trabalha com educação é importante propiciar esses momentos de troca, como o Summit Educação. Eles se refletem na formação continuada dos professores e educadores. As discussões sobre os projetos, metodologia, criatividade e inovação são importantes para que possamos realizar ações cada vez mais significativas nas comunidades”, afirma Dasenbrock.

 

Exposição Da Vinci - Além da reflexão sobre as perspectivas da educação e a formação continuada de professores, o evento também traz para Curitiba a exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Legado. Na mostra, exclusiva para os participantes do Summit, estarão expostas 50 peças entre pinturas e códigos, máquinas e desenhos. As réplicas interativas do que foi produzido por Da Vinci ajudam a demonstrar como o artista explorou diversas áreas do conhecimento servindo de inspiração até os dias atuais. “A exposição é um presente para os participantes que poderão observar na prática a importância da inquietude no processo de aprendizagem. Com Da Vinci queremos inspirar ainda mais os professores que participam do Programa A União Faz a Vida”, explica o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ. 

 

Programação - O jornalista Marcos Piangers, especialista em novas tecnologias, criatividade e inovação – além de autor do livro O Papai é Pop, tornando-se uma das referências sobre paternidade no país – será o responsável pela abertura, na noite do dia 29.

 

Dinâmica - No dia 30, será realizada uma dinâmica com a Escola de Criatividade, empresa que oferece cursos, palestras e oficinas com foco em resgatar a capacidade de criação e inovação de cada pessoa. A companhia também assumirá as atividades no encerramento do evento. A programação contempla ainda um debate entre Jean Sigel, da Escola de Criatividade, e a pedagoga, psicopedagoga, especialista e mestre em Educação, Laura Monte Serrat Barbosa.

 

Temas - O vice-presidente de Educação da Pearson Brasil, Juliano Costa, vai abordar temas como as transformações sociais e tecnológicas, e a necessidade de os profissionais e os estudantes se adaptarem a um novo modelo que exige a capacidade de lidar com a volatilidade e a incerteza. Outro tema de destaque será o debate com o educador Miguel Thompson sobre a Base Nacional Comum Curricular.

 

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). (Imprensa Sicredi)

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias