Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PUCPR: Universidade inaugura novo Setor de Bovinocultura Leiteira com Ordenha Robotizada

 

 

cabecalho informe

PUCPR: Universidade inaugura novo Setor de Bovinocultura Leiteira com Ordenha Robotizada

 

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) acaba de implantar a ordenha robotizada no novo Setor de Bovinocultura Leiteira da Fazenda Experimental Gralha Azul (Fega). A tecnologia, exclusiva em uma universidade no Brasil, permite que novos estudos sejam desenvolvidos em meio acadêmico para contribuir com a sociedade e os produtores.

 

Direcionamento - O sistema promove o direcionamento de ordenha das vacas de forma voluntária pelos animais, melhorando a qualidade e a produção do leite. Vale lembrar que a leiteria prioriza o bem-estar das vacas, não apenas com a finalidade de alta produção. “Através da alimentação e da própria pressão natural do leite, conseguimos condicionar as vacas para que entrem voluntariamente no robô. Com a aquisição, aumentaremos de duas para três ordenhas por dia”, afirma Carlos Eduardo Camargo, coordenador do curso de Medicina Veterinária da PUCPR. 

  

Realidade - Com a tecnologia, os estudantes podem ainda ter acesso a uma realidade semelhante à do mercado profissional, além de participarem de todas as etapas do processo da produção. “Temos uma cultura em que o estudante coloca a mão na massa. Desde o primeiro ano ele participa. Então, quando ele sair da Universidade, já estará habituado com as tecnologias de ponta que funcionam lá fora”, explica Carlos Eduardo.

 

Pesquisas científicas desenvolvidas na Fega - Destaca-se o projeto do estudo que utilizou mulas como “barrigas de aluguel” entre os anos de 2014 e 2018. Utilizando a transferência de embriões de éguas em mulas - que são animais estéreis - o trabalho foi pioneiro em estudar gestação desses animais.

 

Técnica cirúrgica - Também na Fega, uma técnica de cirurgia veterinária inovadora pode salvar a vida de equinos que nascem com má formação nos ossos: chamada de ostectomia em cunha, a técnica é inédita em cavalos – muito usada em cachorros, ela nunca havia sido adaptada para equinos, que têm uma estrutura óssea diferente dos cães. 

 

Primeiro lugar - O Curso de Medicina Veterinária da PUCPR ficou em primeiro lugar dentre as universidades privadas do Brasil pelo conceituado Ranking Universitário da Folha de São Paulo de 2018.

 

Sobre a PUCPR - A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com 60 anos de tradição, é considerada a melhor instituição de ensino superior paranaense e uma das melhores do Brasil no ranking da Times Higher Education. Parte do Grupo Marista, que atua nas áreas da educação, saúde e solidariedade, a PUCPR é uma instituição católica privada sem fins lucrativos e que tem como missão proporcionar uma formação integral a cidadãos globais, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais que preparam para atuação nos mais variados contextos. Atualmente a Universidade oferta mais de 120 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídas nos câmpus Curitiba, Maringá, Londrina e Toledo. https://www.pucpr.br/. (Assessoria de Imprensa da PUCPR)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias