Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias NOVEMBRO AZUL: Sistema Ocepar veste azul em adesão à campanha de prevenção ao câncer de próstata

 

 

cabecalho informe

NOVEMBRO AZUL: Sistema Ocepar veste azul em adesão à campanha de prevenção ao câncer de próstata

Os profissionais do Sistema Ocepar vestiram azul nesta segunda-feira (11/11) para expressar seu apoio à campanha Novembro Azul, voltada para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. A mobilização foi coordenada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com o apoio do Sistema Ocepar. Como parte das ações alusivas à campanha, a Cipa tem divulgado internamente informações sobre grupos de riscos, prevenção e tratamento do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. 

Incidência - De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o final do ano, a estimativa é que mais de 68 mil casos da doença sejam diagnosticados no Brasil. Apenas no Paraná, dados preliminares mostram 990 mortes causadas por câncer de próstata em 2018. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Fatores de risco - A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Porém, há outras causas que podem desencadear a doença. Confira:

- Histórico familiar: pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

- Obesidade: excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Prevenção - Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

- Ter uma alimentação saudável.

- Manter o peso corporal adequado.

- Praticar atividade física.

- Não fumar.

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

(Com informações Inca)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias