cabecalho informe

CONECTIVIDADE: Fórum da Ocepar discute soluções para ampliar acesso à internet no campo

Foi aberto na manhã desta quarta-feira (13/11), no Hotel San Juan, em Curitiba, o Fórum de Energia e Conectividade da Ocepar. O evento reúne profissionais de cooperativas paranaenses das áreas de pesquisa, agronomia, infraestrutura e tecnologia da informação (TI). Também participam representantes e técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação ABC, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)/USP), além de empresas públicas e privadas das áreas de energia, telefonia móvel e internet.

Objetivo - O coordenador de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Silvio Krinski, fez a abertura do Fórum, destacando a importância de discutir questões de energia e, em especial, conectividade, diante das mudanças tecnológicas que estão impactando a todos os setores econômicos. “O que precisamos fazer para levar a internet ao campo e conectar os produtores paranaenses? O nosso objetivo é encontrar soluções, reunindo os diversos atores necessários para que a conectividade se torne uma realidade no interior, e isso inclui as cooperativas, instituições de pesquisa, empresas privadas, governo, instituições de crédito e fomento. Dessa forma, o enfoque é gerar conhecimentos que possam agregar valor aos produtores”, explicou.

Projetos e ações - Pela manhã, os participantes acompanharam palestras com o gerente de projetos do Departamento de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações, Helio Mauricio Miranda da Fonseca, que abordou as ações do Câmara Agro 4.0, que atua para ampliar a conectividade no campo, por meio da parceria entre o MCTIC e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representantes da iniciativa privada e do cooperativismo. Depois, Alberto Barreto, pesquisador da Esalq, demonstrou os resultados de um estudo sobre a cobertura de internet no campo. Finalizando a programação da manhã, representantes da empresa Tim apresentaram soluções para conexão no campo. O evento prossegue à tarde, com foco em projetos de energia.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias