cabecalho informe

FÓRUM: Evento discute estratégias para o Plano de Comunicação do Sistema Ocepar

O Fórum de Comunicação dos Profissionais das Cooperativas Paranaenses discutiu os desafios do setor e definiu as estratégias para o Plano de Comunicação do Sistema Ocepar. O evento foi aberto na manhã de terça-feira (12/11), no Hotel Confiance, em Curitiba, pelo coordenador de Comunicação da entidade, Samuel Milléo Filho, destacando a importância do diálogo entre os comunicadores e a união de esforços para identificar os problemas que afetam a área. “O formato de workshop, que adotamos no primeiro dia do Fórum, deu oportunidades para que todos pudessem dividir suas experiências bem-sucedidas e também os problemas, as “dores” que dificultam a plena realização do trabalho de comunicação nas cooperativas”, afirmou. Trinta e dois profissionais de cooperativas do Paraná participaram do evento.

Workshop - Coube à professora Marlene Marchiori orientar a realização do workshop. Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University, dos Estados Unidos, e doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (USP), Marlene conduziu os participantes em discussões sobre o papel da comunicação nas cooperativas, identificando os principais desafios e delineando os temas essenciais para a construção de um plano de comunicação do Sistema. “Refletindo sobre os diferentes processos, percebemos o potencial de transformação da comunicação. A ideia foi pensar sobre como valorizamos o que fazemos, com a percepção de que a comunicação cria relacionamentos e aproxima as pessoas. Os projetos resultantes desse workshop podem promover mudanças importantes nas cooperativas”, disse.

Conhecimento - No segundo dia do Fórum, na manhã desta quarta-feira (13/11), o foco foi voltado à difusão de conhecimento, com informações detalhadas sobre o PRC 100, o planejamento estratégico do cooperativismo, apresentado pelo coordenador de Gestão Estratégica do Sistema Ocepar, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, e também a respeito da pesquisa sobre imagem e o posicionamento das marcas das cooperativas em 2019, que coube ao diretor do Grupo Datacenso, Cláudio Shimoyama. Pela manhã, houve ainda a participação do presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Guilherme Döring Cunha Pereira, que falou sobre os desafios da comunicação em tempos de crise.

Fórum 2020 - Segundo o coordenador de Comunicação da Ocepar, as discussões sobre a concretização do planejamento para o Sistema serão retomadas no próximo Fórum, que irá acontecer na segunda quinzena de abril, na sede da Coamo, em Campo Mourão.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias