Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PR COOPERATIVO: Suspensão da vacina contra aftosa no Paraná é tema da reportagem de capa

 

 

cabecalho informe

PR COOPERATIVO: Suspensão da vacina contra aftosa no Paraná é tema da reportagem de capa

 

destaque pr cooperativo 19 11 2019“Defesa sanitária: um passo decisivo.” Esta é a chamada de capa da edição 175 da revista Paraná Cooperativo, produzida pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar. A reportagem especial traz em destaque a suspensão da vacinação contra a febre aftosa no Estado, autorizada pelo Ministério da Agricultura, em 15 de outubro. “Nesse dia, o Paraná deu um passo decisivo para a conquista de um novo status sanitário. Em solenidade no Palácio Iguaçu, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou a Instrução Normativa nº 47, que proíbe a comercialização e o uso da vacina contra aftosa no estado. Com a medida, 9,2 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados, o que vai representar uma economia de R$ 30 milhões aos produtores rurais. Com isso, cumpre-se mais uma etapa do processo de reconhecimento do Paraná como área livre da febre aftosa sem vacinação, o que deverá ser ratificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em maio de 2021”, afirma José Roberto Ricken, na seção Palavra do Presidente. Ele lembra ainda que tem havido uma intensa mobilização para que esse fato se concretize. “Esse momento importante na história da agropecuária paranaense tornou-se realidade por conta da intensa união de forças do setor produtivo, incluindo entidades como a Ocepar, Faep e Fetaep, do governo estadual e do Ministério da Agricultura. É um trabalho contínuo que vem sendo realizado há muitos anos”, acrescentou.

 

Entrevista – O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), Ágide Meneguette, é o entrevistado desse número. De acordo com ele, a suspensão da vacinação contra febre aftosa abre uma “porteira” de oportunidades.

 

Mais – A publicação traz ainda matérias sobre a segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2019, promovida pelo Sistema Ocepar no mês de outubro, com a presença de mais de 380 lideranças de 57 cooperativas paranaenses; sobre as cooperativas do Estado que conquistaram o Prêmio Excelência de Gestão de 2019, sobre o mercado de carnes e a safra de grãos, e muito mais.

 

Clique aqui para conferir na íntegra a edição 175 da revista Paraná Cooperativo

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias