cabecalho informe

SICREDI UNIÃO: Programa A União Faz a Vida capacita gestores escolares em Maringá

A Formação de Gestores Escolares PUFV 2019, da Sicredi União PR/SP, contou com cerca de 150 gestores de escolas de 13 cidades da região de Maringá que desenvolvem o Programa A União Faz a Vida (PUFV). O projeto inovador de capacitação foi realizado no Hotel Metrópole, em Maringá, na quarta-feira (19/11). Nesta quinta (21/11), também ocorreu em Cianorte, das 8h às 16h30, no Hotel Diamond.

Participações - Participam do evento diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e também secretários municipais de Educação que, em Maringá, assistiram a palestras e compartilharam experiências em atividades de vivências de integração, nas quais puderam debater assuntos como relações interpessoais, gestão organizacional e inovação, comunidade de aprendizagem, entre outros.

Oficina - Na oficina ‘Currículo em ação’, ministrada pelos assessores pedagógicos do PUFV, Silvio Munari e Luiz Medrano, por exemplo, foram destacados os benefícios de ensinar o conteúdo do currículo escolar por meio de projetos. “Ao inserir métodos diferentes, que exploram o saber da experiência, é possível colocar o currículo em movimento, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos. E os gestores educacionais têm papel fundamental no incentivo de práticas criativas e diferenciadas”, explica Munari.

Palestra - Já na palestra ‘Derrubando Muros’, o professor Braz Rodrigues Nogueira compartilhou a experiência exitosa de quando atuou como diretor da Escola Municipal Presidente Campos Salles, que fica no bairro de Heliópolis, em São Paulo. “Inovamos a educação ao tornar o aluno protagonista no processo de aprendizagem. Portanto, é possível fazer a diferença apesar das dificuldades, do sistema tradicional de ensino e da falta de recursos. Basta os profissionais de educação acreditarem nessa mudança”, enfatiza.

Propósito - Nogueira explicou ainda que o PUFV segue o mesmo propósito de inovação e, neste processo de dar mais autonomia aos alunos, ele ressalta que o professor não perde em importância, pelo contrário, é aquele que apresenta recursos mais atrativos e que incentivam o gosto pelo aprendizado. “É preciso estimular o aluno a encontrar o seu próprio caminho de aprendizagem, porque é isso que terá de fazer ao longo da vida e não só no período escolar”, frisa.

Subsídios - A coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, de Floraí, Glaucia Oler de Novaes Grigoleto, participou do encontro. Ela conta que apesar de a escola já atuar com o PUFV há sete anos, a capacitação garantiu subsídios para melhor orientar os professores. “O programa da Sicredi União fez muita diferença na nossa escola, agora os pais estão muito mais participativos e os alunos mais motivados, principalmente com as experiências que os levam para além da escola”, comenta.

Implantação - Na área de atuação da Sicredi União PR/SP (Norte e Noroeste do Paraná, Leste e Centro-Leste Paulista), o PUFV foi implantado há 11 anos e hoje está em 75 municípios, envolvendo 4.200 professores e 35 mil alunos. Em 2019, foram desenvolvidos, nesses 75 municípios, 2.100 projetos. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias