Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias NOVA PRODUTIVA: Cooperativa implanta programa de gestão de eficiência e economia

 

 

cabecalho informe

NOVA PRODUTIVA: Cooperativa implanta programa de gestão de eficiência e economia

 

nova produtiva 02 12 2019Com objetivo de melhorar os resultados de produtividade, eficiência e eficácia dos colaboradores e, principalmente, economia de recursos, a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva, sediada em Astorga, Norte do Estado, encerrou a primeira fase de um programa de gestão.  

 

Processos - Implementado em janeiro de 2019 na Indústria de Etanol da cooperativa pela empresa Profiter Consulting, o trabalho redesenhou diversos processos que abrangeram o desenvolvimento de pessoas, gestão de economia em diversos setores, criação de novos padrões e revisão dos processos industriais. 

 

Áreas - Dentre as áreas trabalhadas estão: Indústria, manutenção, compras, estoques e operações agrícolas.

 

Metodologias - Diversas metodologias foram utilizadas no decorrer do processo, entre elas a Overall Equipment Effectiveness OEE (Eficiência Global do Equipamento), que identifica a porcentagem de tempo de fabricação que é verdadeiramente produtivo. Aplicado a indústria de etanol, esse dispositivo apontou para a maior produtividade com o menor custo, visando o aumento do resultado da atividade. 

 

Indicadores - Em cada setor, foram criados, indicadores gerenciais para cada fase do processo, sumário técnico, sumário executivo semanais e estabelecimento de metas. 

 

Envolvimento e aceitação - Para o gerente de projetos da empresa Profiter, Wildson Antunes, o ponto mais importante foi o envolvimento e aceitação das pessoas para a mudança proposta, fator fundamental para o sucesso do programa. “As situações foram apontadas pela consultoria e passada para os gestores. Motivamos os gestores para tomada de decisões. Por meio da criação de consciência de todos envolvidos é que se estabelece o êxito do programa e consequentemente a geração de seus benefícios”, afirma Antunes.

 

2020 - Para o ano de 2020, com base nos resultados obtidos na primeira fase, a Nova Produtiva pretende estender o programa para os setores comercial e administrativo da cooperativa. (Nova Produtiva)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias