Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Sescoop/PR lança curso de atualização de conselheiros

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Sescoop/PR lança curso de atualização de conselheiros

Os conselhos administrativo e fiscal estão envolvidos diretamente nas decisões estratégicas da cooperativa, posição que requer conhecimento sobre cooperativismo e a cooperativa da qual fazem parte. “Este é um público importante e que precisa de atualização constante”, afirma a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), Maria Emília Pereira Lima. Ter acesso a programas de formação que levem em conta as competências básicas exigidas de um conselheiro é, aliás, uma demanda dos cooperados eleitos para essa função. “O Sistema Ocepar possui um Programa de Certificação de Conselheiros estruturado com 144 horas/aula, e que é referência no Brasil. Agora, lançamos um projeto-piloto, em parceria com as cooperativas da região centro-sul do Estado e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que é, basicamente, uma atualização para os conselheiros já certificados”, conta Maria Emília.

Atualização - A aula inaugural dessa segunda formação para conselheiros foi realizada na última sexta-feira (29/11), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Além da gerente de Desenvolvimento Cooperativismo do Sescoop/PR, participou da abertura a auditora da entidade, Daniele Cristiane Radulski Reginatto. O curso reúne 30 participantes das cooperativas Cooperante, Coamig, Coopagrícola e Unicastro. Serão cinco módulos de capacitação, totalizando 40 horas.  As aulas serão ministradas por professores da UFPR. O principal requisito para participar dessa formação é ter participado do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos.

Metodologia - O objetivo do curso é apresentar aos participantes os novos cenários cooperativos, assim como, fortalecer conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades dos conselhos e seus membros. “Os métodos e conteúdos abordados estão ligados aos pilares de estratégia, governança cooperativa, cooperativismo e liderança. Buscou-se planejar um curso com metodologia inovadora através de uma ferramenta de assessment que moldará todo o conteúdo e estudos de casos aplicados para a turma. A educação continuada é o foco deste curso”, explica o coordenador de Cooperativismo do Sescoop/PR, Leandro Macioski.

Oportunidades de aprendizado - Durante a abertura das atividades dessa nova turma, o presidente da Cooperante, Guilherme Grein, deixou sua mensagem sobre a importância de participar do programa, tanto para o crescimento das organizações quanto para o desenvolvimento pessoal dos conselheiros. “É preciso aproveitar essas oportunidades de aprendizado porque o mundo está muito acelerado e não vejo outro caminho para que a gente possa se adaptar, a não ser através da educação”, relatou o dirigente. Já o presidente da Cooperativa Agrícola União Castrense (Unicastro), Marcio Mitsutu Yamazaki, ressaltou a relevância da atuação dos conselheiros para as cooperativas paranaenses. “Queremos continuar atuantes e em crescimento, e o conselheiro deve estar preparado para a função, pois é a pessoa que representa os interesses dos demais, uma pessoa mais próxima e a quem é mais fácil pedir informação”, afirmou. Também o presidente da Copagrícola, Gabriel Nadal, destacou que essa iniciativa do Sescoop/PR oportuniza que cooperativas com diferentes visões e realidades estejam juntas discutindo estratégias de intercooperação. “Estamos fazendo parte de um time, que está pensando em intercooperação, então, essa formação é mais uma oportunidade de estarmos juntos, trocamos informações e nos tornarmos mais relacionáveis”, disse.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias