Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTRO ESTADUAL X: Ministra da Agricultura é homenageada com o Troféu Ocepar

 

 

cabecalho informe

ENCONTRO ESTADUAL X: Ministra da Agricultura é homenageada com o Troféu Ocepar

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, foi homenageada no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, nesta sexta-feira (06/12), em Medianeira (PR), com o Troféu Ocepar, entregue pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, junto com os diretores da entidade. “É uma honra receber essa homenagem da Ocepar”, disse a ministra.

Reconhecimento - “É o reconhecimento à sua dedicação em defesa da agropecuária brasileira no exterior e seu empenho para que haja as condições ideais de tecnologia e sanidade, para que o nosso produto mereça a confiança dos consumidores em todo o mundo. Também estamos homenageando a ministra por seu empenho em relação ao Plano Safra 2019/20, com atuação muito forte em defesa do crédito rural junto ao Ministério da Economia e Banco Central”, destacou Ricken.

O troféu - O Troféu Ocepar foi instituído pela diretoria da Ocepar há 42 anos, em julho de 1977, durante uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Ele é entregue às pessoas que se destacam dentro e fora do cooperativismo. Trinta e nove personalidades já receberam a honraria, entre governadores, ministros, lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo.

Sobre a ministra -Tereza Cristina é natural de Campo Grande (MS). É casada com o economista Caio Dias, mãe de dois filhos, Luis Felipe e Ana Luiza e avó do Eduardo. Após formar-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG), trabalhou em fazendas da família, até ser convidada para cargos de direção de empresas multinacionais, em São Paulo, onde conheceu melhor a raça de gado bovino Brangus, que acabou levando para desenvolver na região Centro-Oeste.

Entidades - De volta ao estado, no fim da década de 1990, foi convidada para ocupar a segunda secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Em 2006, assumiu o cargo de superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, no final desse mesmo ano, foi convidada para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur), ficando no cargo por sete anos.

Deputada federal - Deixou o Executivo Estadual para concorrer ao cargo de deputada federal, sendo eleita em 2014, quando passou a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional representando o setor produtivo. Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, maior grupo suprapartidário em defesa do agronegócio do Congresso Nacional. Como membro titular atuou em importantes comissões na Casa como a de Finanças e Tributação; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Integrante ativa da Frente Parlamentar do Cooperativismo Brasileiro (Frencoop).

Reconhecimento - Tereza Cristina recebeu um dos maiores reconhecimentos de seu trabalho como parlamentar, sendo premiada na categoria “Melhores deputados” na 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, veículo especializado na cobertura do Congresso Nacional. A parlamentar ficou entre os 10 mais bem avaliados da Câmara dos Deputados. Também foi reconhecida como a maior defensora do agronegócio brasileiro ao receber o prêmio na categoria “Defesa Agropecuária” na mesma edição.

Reeleição e ministério - Nas últimas eleições, a deputada federal Tereza Cristina foi reeleita para mais uma legislatura na Câmara dos Deputados. No dia 2 de janeiro deste ano assumiu o cargo de ministra da Agricultura.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias