cabecalho informe

SICOOB UNICOOB: Assinada parceria com Governo do Paraná para financiar Trator Solidário

sicoob unicoob 11 12 2019Uma parceria firmada no último dia 3, entre o Sicoob Unicoob e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, irá possibilitar que as 259 agências do maior sistema financeiro cooperativo do país espalhadas pelo estado participem do programa Trator Solidário.

Itens - Destinado a pequenos produtores rurais, o programa permite financiar um trator, colhedora ou pulverizador a preços mais acessíveis, até 15% mais baratos em relação aos de mercado. Para dar mais condições de atendimento ao agricultor familiar, o Sicoob vai disponibilizar até R$ 80 milhões para financiar a compra de máquinas e implementos para as safras 2019/20 e 2020/21.

Aquisições - Com esse valor, o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Salatiel Turra, calcula que poderão ser adquiridos até 200 tratores, 30 pulverizadores e 50 colhedoras.

Assinaturas - O convênio foi assinado pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor de Gestão do Sicoob Unicoob, Márcio de Souza Gonçalves; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves e pelo presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Natalino Avance de Souza.

Propósito - Para Márcio, a parceria está muito ligada ao propósito do Sicoob Unicoob, que é humanizar as relações financeiras. “A nossa missão é promover o cooperativismo financeiro, ajudando a comunidade onde atuamos de maneira sustentável”, afirmou.

Programa - O programa Trator Solidário é executado pelo governo do Paraná há 12 anos, sendo responsável pelo faturamento de 13 mil tratores nesse período. No início, o programa financiava apenas tratores de pequeno porte. Recentemente passou a financiar também colhedoras e pulverizadores.

Juros e carência - Em um arranjo firmado entre a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, fábricas de tratores e equipamentos e instituições financeiras, é possível financiar a compra dessas unidades com taxas de juros do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de 4,6% ao ano com prazo de financiamento de até sete anos e 14 meses de carência para pagar. (Imprensa Sicoob Unicoob)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias