cabecalho informe

GESTÃO ESTRATÉGICA: Sistema Ocepar discute plano de metas 2020

Essencialidade e relevância. Estes são os pontos elementares que prosseguem norteando as atividades do Sistema Ocepar, com o propósito de promover o desenvolvimento do cooperativismo paranaense, de acordo com o presidente da organização, José Roberto Ricken, que abriu, na manhã desta quarta-feira (11/12), em Curitiba, a reunião de apresentação do Plano de Metas para 2020. “Essa é a linha que temos que seguir. É importante que cada área se questione sobre a essencialidade e a relevância do trabalho que estamos promovendo para melhorar cada vez mais o cooperativismo do Paraná”, salientou.

Diretrizes estratégicas - Na sequência, Ricken elencou as diretrizes estratégicas que deverão ser seguidas pelas três entidades que integram o Sistema Ocepar (Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar) ao longo do ano que vem. Ao todo são oito, entre as quais, fortalecer a representação e defesa política e institucional do Sistema Ocepar; consolidar a profissionalização da gestão e da equipe interna; disponibilizar produtos e serviços personalizados e aderentes às necessidades das cooperativas; aprimorar o relacionamento e a comunicação com as cooperativas; divulgar o cooperativismo paranaense para a sociedade, entidades públicas e demais interessados; apoiar as cooperativas no desenvolvimento de projetos para aumentar a participação de mercado; contribuir com a modernização dos modelos de gestão e governança visando assegurar a perenidade das cooperativas e incentivar projetos de intercooperação para promover o crescimento do cooperativismo paranaense.

Desdobramentos e pesquisa - O presidente também discorreu sobre os desdobramentos estratégicos advindos dessas diretrizes e comentou a respeito da segunda pesquisa de clima organizacional conduzida pela Great Place to Work (GPTW), da qual o Sistema Ocepar participou neste ano. “De forma geral, melhoramos muito e estamos acima da média em relação a outras empresas. Mas ainda temos como avançar e vamos utilizar o resultado desse levantamento para melhorar o ambiente interno de trabalho”, acrescentou.

Apresentação - Segundo o coordenador de gestão estratégica, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, o Plano de Metas de 2020 do Sistema Ocepar soma ao todo 281 metas estratégicas e 1.703 ações planejadas pela Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar. Dando sequência à reunião, os gerentes e coordenadores de cada área destacaram os propósitos, desafios e ações que deverão ser executadas no ano que vem, alinhadas ao mapa estratégico da entidade.

Inovação - O encontro foi encerrado com a participação da analista do Sescoop/PR, Ketlyn Sharon Zipperer Mali, que tratou sobre o Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, lançado em 2018, por meio do qual 493 pessoas, entre profissionais das cooperativas e do Sistema Ocepar, receberam treinamento concluído neste ano, contabilizando 192 horas de capacitação. Ela também mostrou o trabalho realizado internamente com o objetivo de promover a cultura da inovação e os próximos passos para o ano que vem. Uma das ações programadas é o Encontro Estadual de Inovação, que será realizado dia 28 de janeiro de 2020, com a expectativa de reunir 300 pessoas em Curitiba.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias