Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SHOW RURAL COOPAVEL I: Genética e tecnologia serão as sensações da área da pecuária

 

 

cabecalho informe

SHOW RURAL COOPAVEL I: Genética e tecnologia serão as sensações da área da pecuária

 

O melhor da genética e da tecnologia será o principal atrativo da área pecuária do 32º Show Rural Coopavel, evento do agronegócio, que será realizado entre os dias 3 e 7 de fevereiro em Cascavel, no oeste do Paraná. O número de expositores é recorde, 30, que trarão ao evento 420 animais de 15 raças.

 

Ambiente - Empresas parceiras da Coopavel vão apresentar, em um ambiente especialmente preparado, tecnologias desenvolvidas para tornar a atividade leiteira mais fácil e seus resultados melhores. Um pavilhão conhecido por salão tecnológico será ocupado pelo cross-ventilation, técnica de conforto animal. Ali, os animais em confinamento contam com temperatura agradável e constante, e todos os cuidados necessários para redução de estresse intensificando assim a produção e a qualidade do leite.

 

Automação - O coordenador da área pecuária, o zootecnista Rozimbo Júnior Magro, informa que o salão contará com robôs que tornam o cotidiano das leitarias mais fácil e ágil. Um deles é um alimentador automático para bezerras, outro atua na ordenha e outro ainda recolhe e refaz a mistura do trato no cocho. Os visitantes poderão conhecer balança de pesagem que usa sensores para acompanhar a saúde dos animais e entender o funcionamento de uma cerca elétrica monitorada por GPS. Haverá degustação de derivados e apresentação de projetos e experiências focados em genética.

 

Sanidade - A área pecuária do Show Rural Coopavel precisou se adaptar ao processo de mudança de status sanitário do Paraná de livre com vacinação para área livre de aftosa sem vacinação. Ao contrário de anos anteriores e devido à fiscalização em pontos de fronteira, agora apenas animais criados no estado podem ser inscritos. 

 

Proteção - O ambiente que abriga touros para venda foi coberto. O novo pavilhão tem área de 2.711 metros quadrados, com 50 baias. A capacidade é para 150 touros, animais destinados à venda. “E a comercialização ocorre diretamente entre criador e comprador, sem intermediários e sem o pagamento de comissões”, ressalta Rozimbo. Na edição do ano passado, 97 touros foram vendidos, número que superou a expectativa.  As raças confirmadas para este ano na área pecuária do Show Rural Coopavel são Charolês, Braford, Hereford, Caracu, Brangus, Angus, Holandês, Jersey, Simental, Pardo-Suíço, Nelore, Brahman, Tabapuã, Purunã e Canchin. (Assessoria Coopavel)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias