cabecalho informe

INOVAÇÃO I: #hora193 encerra a primeira fase do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense

 

Auditório cheio, clima alegre e a expectativa de encerrar com chave de ouro a primeira fase do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense. Assim foi o Encontro Estadual de Inovação do Cooperativismo Paranaense, nesta terça-feira (28/01), no Campus da Indústria, em Curitiba. “Este programa foi uma surpresa em vários sentidos. Hoje, por exemplo, esperávamos reunir não mais que 100 pessoas, e aqui estamos com mais de 300 participantes”, disse o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná, Leonardo Boesche. O encontro de ontem, batizado de “hora 193”, marcou o encerramento da capacitação que, ao longo do ano passado, formou 17 turmas em diversas cidades do Paraná. Foi um curso intensivo sobre inovação, com 192 horas de aulas e mentorias para mais de 450 colaboradores. “No início, quando lançamos a ideia, tínhamos a expectativa de que apenas 20 cooperativas iriam aderir à proposta. Isto, já seria um bom começo. Porém, tivemos 70 cooperativas inscritas, das quais 56 concluíram todas as fases da formação”, conta o superintendente.

O Programa – A proposta de colocar em prática uma ação para estimular as cooperativas a olharem com mais atenção para a questão da inovação, ganhou força no ano de 2015,  durante a fase de construção do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, o PRC 100 – Plano Paraná Cooperativo. “Formatamos o programa, em conjunto com o Instituto Superior de Administração e economia (ISAE), e iniciamos as atividades em abril de 2018, quando levamos um grupo de presidentes para uma visita técnica ao MIT, uma das escolas mais renomadas em termos de inovação. Então, para nós é uma satisfação muito grande estarmos aqui encerrando essa primeira fase e abrindo o caminho para a próxima etapa que é a implementação do programa, ou seja, fazer com que as práticas que surgiram durante a formação tornem-se sistêmicas nas cooperativas”, frisa Boesche.

O Encontro – Para celebrar a “hora 193”, cujo ponto alto foi a entrega dos certificados para as cooperativas e seus profissionais que participaram da formação, o Sescoop/PR, em parceria como ISAE, preparam uma programação com palestras do palhaço e ator Márcio Ballas e da escritora e consultora em marketing digital, Martha Gabriel. Houve ainda apresentação dos pitches – propostas e as oportunidades trabalhadas pelos alunos durante a capacitação, e uma atividade para os presidentes das cooperativas presentes, em que o foco foi o papel da liderança na adoção da inovação. Para prestigiar o momento, participaram da entrega dos certificados o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho. 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias