cabecalho informe

CENTRO-SUL: Programa de Intercooperação Juntos reúne lideranças cooperativistas em São José dos Pinhais

 

Teve início, na manhã desta quarta-feira (12/02), na Casa da Amizade, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o 5º Workshop do Programa de Intercooperação Juntos Centro-Sul, com a presença de 17 lideranças das cooperativas Clac, Coopagrícola, Witmarsum, Cooperponta, Cooperante, Coacan e Coamig. Os dirigentes da Unicastro justificaram suas ausências devido à realização da Assembleia Geral. Este evento tem por objetivo a troca de informações e conhecimento sobre tecnologia da informação, marcas, varejo e serviços compartilhados, para proporcionar aos participantes rodadas contínuas de negociação durante o evento que prossegue até o final do dia.

 

Boas-vindas- A abertura contou com as presenças do presidente da cooperativa anfitriã, Clac, Ricardo Gawlak e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Gawlak disse que está muito otimista com que já foi realizado nos quatro encontros anteriores. “Avanços muito e percebemos que existe uma sinergia para darmos continuidade a este processo de intercooperação”. Já o presidente do Sistema Ocepar mais uma vez reforçou o apoio no trabalho que vem sendo realizado. “Em outras oportunidades que participei já havia falado que temos todo interesse de que este programa gere bons frutos. O que estiver ao nosso alcance nós, do Sistema Ocepar, vamos continuar dando o suporte necessário, através da parceria com a Universidade Federal do Paraná, com o professor Tomas Sparano Martins. Algumas ações já estão sendo realizadas de forma conjunta o que demonstra a evolução desta intercooperação com o aplicativo lançado por vocês para negócios. O caminho é esse mesmo, utilizar ferramentas para reduzir custos e juntas viabilizar oportunidades para ganhar dinheiro juntas”, frisou o dirigente.

 

Palestras - Durante o workshop, foram convidados para falar aos participantes sobre cooperativismo e organização do quadro social, a analista do Sescoop/PR, Eliane Lourenço Goulart Festa, e sobre o Programa de Compliance das Cooperativas Paranaenses, o coordenador da área de planejamento e compliance do Sistema Ocepar, Alfredo Benedito Kugeratski Souza. Durante o evento também será apresentado uma plataforma de tecnologia da informação da Viasoft por Diego Emerson. Faz parte ainda da programação uma revisão do último encontro; análise da plataforma Juntos, criada para troca de informações de compra e venda; rodada de negociação entre as cooperativas presentes em compra, venda e compartilhamento de serviços; discussão do valor de marcas proposto no último encontro e discussão de diagnóstico e implementação da layout para lojas físicas, que será coordenado pelo professor Tomas Sparano Martins.

 

Encontro de cooperados - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, aproveitou que uns dos temas do encontro era sobre a organização do quadro social para lançar uma ideia ao grupo: “Já na época que era extensionista da Emater, trabalhava com este tema que é da participação dos cooperados na vida das suas cooperativas. Gostaria de sugerir a realização de um encontro de cooperados para falar sobre o tema fidelidade e apresentar o Programa Juntos, afinal, todas as decisões que serão tomadas por vocês, interessam de foram direto à base, razão de existir das cooperativas que são os cooperados. Vamos organizar este encontro com a presença das principais lideranças, do casal para mostrarmos que estamos interessados em trabalhar em conjunto mas sem perder nossas identidades”, frisou. Alberi Godoi, diretor administrativo e financeiro da Clac complementou solicitando que também participem deste encontro todos os conselhos das cooperativas, administrativo e fiscal. Acompanham o evento, os consultores do Sistema Ocepar, Edson Luis Carvalho de Souza, Fernando Mendes, Danielle Cristiane Radulski Reginatto, Samuel Milléo Filho, além da gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira, e Rodrigo Donini, analista técnico do Sescoop/PR.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias