cabecalho informe

VISITA: Japão envia especialista para avaliar a realidade do setor de grãos do Paraná

Conhecer a realidade do setor de grãos e do agronegócio paranaense, averiguando in loco a situação da logística e transporte, os cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade, além da tecnologia e produtividade das lavouras. Essa é a missão do especialista em dados de demanda alimentar do Ministério da Agricultura do Japão, Daizo Matsubara, que visitou, na tarde desta terça-feira (18/02), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O representante do governo japonês foi recebido pelo superintendente da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), Nelson Costa, e pelo analista técnico da Ocepar, Maiko Zanella. Acompanharam Matsubara na visita, a vice-presidente da Associação Centro Social Ibaraki do Brasil e representante da empresa japonesa de consultoria e engenharia Chuo Kaihatsu Corporation (CKC) no Brasil, Izumi Honda, o consultor de cereais Heitor Hayashi e a intérprete Ana Kojima.

Interesse - Segundo o analista Maiko Zanella, o objetivo da visita japonesa foi compreender a situação da produção de grãos no Paraná, conversando com produtores e representantes de cooperativas e empresas comerciais e de logística, coletando informações para subsidiar as estratégias futuras de mercado do país asiático. “Os japoneses demonstram especial interesse em conhecer como está a capacidade de infraestrutura do estado, nos diferentes modais, com ênfase ao Porto de Paranaguá. Outro aspecto interessante relatado pelo especialista do Japão, foi a busca por mais conhecimento sobre sustentabilidade, com a visita in loco ao Paraná, para ter uma percepção real sobre os cuidados com o meio ambiente no Brasil”, explicou.

Cooperativas - Matsubara também visitou algumas cooperativas agropecuárias paranaenses, entre as quais a Cooperponta, em Ponta Grossa, e a Castrolanda, em Castro, ambas na região dos Campos Gerais. Nesta quarta-feira (19/02), ele conhece o Porto de Paranaguá.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias