Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PRÉ-AGO NORTE/NOROESTE: Nas quatro pré-assembleias, Sistema Ocepar reúne 270 cooperativistas

 

 

cabecalho informe

PRÉ-AGO NORTE/NOROESTE: Nas quatro pré-assembleias, Sistema Ocepar reúne 270 cooperativistas

Acontece nesta sexta-feira (13/03), na sede da Sicoob Central Unicoob, em Maringá, a quarta e última pré-assembleia do Sistema Ocepar, com a presença de 75 lideranças de 18 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, transporte, saúde e trabalho, produção de bens e serviços. No total, se reuniram nos quatro encontros realizados durante a semana, 270 dirigentes e cooperados, de 58 cooperativas de cinco ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.

Abertura - Participaram da abertura, a anfitriã, Solange Pinzon Martins, diretora da Sicoob Central Unicoob que representou o presidente, Wilson Cavina, Luiz Lourenço, coordenador do Núcleo Noroeste, Jorge Hashimoto, coordenador do Núcleo Norte, José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, Wellington Ferreira, José Aroldo Gallassini e Yuna Bastos, diretores da Ocepar, e o conselheiro administrativo do Sescoop/PR, Marcos Antônio Trintinalha. Também prestigiou o evento, o ex-embaixador do Brasil e atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo – Abitrigo, Rubens Barbosa. Foi colocada em votação a indicação de dois novos membros que irão ocupar o Conselho Fiscal da Ocepar para o quadriênio 2020/2024. A plenária aprovou por unanimidade que a cooperativa Coagru indicará um dirigente para representar o Núcleo Noroeste e a cooperativa Nova Produtiva, do Núcleo Norte, para o Conselho Fiscal.

Conjuntura - Rubens Barbosa fez uma rápida explanação sobre a conjuntura mundial diante da atual crise que vivemos, especialmente com o surgimento do coronavírus. “Não sabemos ainda as consequências que teremos, as implicações que este vírus causará, por quanto tempo e quais os reais impactos, mas precisamos nos preparar para o pior. Se esta pandemia durar muito tempo, teremos recessão mundial. Mesmo assim, temos que dar continuidade às reformas necessárias, caso contrário, o cenário no país será bem pior”, frisou.

Abitrigo - A entidade representada por Rubens Barbosa compreende 40 moinhos. “Estamos numa campanha de expansão para melhor representar o setor industrial e moageiro junto ao governo. A política nacional do trigo é algo urgente e que precisa ser debatida. Não faltará trigo, mas teremos dificuldades de abastecimento dos moinhos. A Argentina direcionou sua produção para a Indonésia e isso preocupa. Acreditamos que o país vizinho não terá produção para nos abastecer”. A sexta estimativa para safra 2019/2020 aponta crescimento de 4,1% na produção de grãos em comparação à temporada passada. O indicativo atual é de um volume total na ordem de 251,9 milhões de toneladas, ou crescimento de 9,9 milhões de toneladas em relação a 2018/2019. Para a área semeada, a expectativa é que sejam cultivados 64,78 milhões de hectares, ou seja, uma variação positiva de 2,4% em comparação àquela área utilizada na safra anterior. As condições climáticas vêm favorecendo as lavouras e a perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho na temporada, segundo a entidade. “Estamos negociando a questão dos fretes e, também, sobre a decisão de importar 750 mil toneladas de trigo isento de tarifas”, frisou Barbosa.

Relevante e essencial - Semelhante ao que ocorreu nas demais três pré-assembleias, realizadas em Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Cascavel, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez uma breve apresentação das atividades realizadas em 2019 e ações para este ano. “Essa sistemática, de realizarmos pré-assembleias, semelhante ao que as próprias cooperativas já fazem com sucesso, tem por finalidade, além de prestar contas do nosso trabalho, ser uma forma de descentralizar a gestão do sistema, compartilhando nossas conquistas, e democratizar as decisões em conjunto com as cooperativas, dirigentes e cooperados. Temos como meta na casa fazer o que é necessário, aquilo que é relevante e essencial para as cooperativas. Não queremos inventar a roda, apenas melhorar, sermos assertivos”, destacou Ricken. O dirigente ainda ressaltou o sucesso do PRC -100 – Planejamento Estratégico Paraná Cooperativo 100, lançado em 2015 e que tinha como meta contribuir para que o sistema atingisse um faturamento de R$ 100 bilhões. “Provavelmente, no final deste ano de 2020, se tudo ajudar, atingiremos esta marca importante, por isso queremos implementar um novo plano, como novos desafios, quem sabe lançar o PRC-200”, destacou Ricken.

Frencoop - O presidente do Sistema Ocepar também falou sobre o excelente trabalho realizado nas eleições de 2018, quando, de forma ordenada e conjunta com as cooperativas e suas lideranças, foi implementado o Programa de Educação Política – PRCoop+10. “Na época, implantamos um canal de comunicação com mais de 1,2 milhões de lideranças, informando, com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), dados e estatísticas sobre os principais candidatos que se comprometiam em defender os interesses do cooperativismo no Congresso Nacional”, lembrou. “Com esta ação, conseguimos eleger 15 parlamentares, deputados federais e senadores, que hoje integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop e que apoiam nossas demandas. Precisamos retomar este trabalho. Desde 2018 criamos na revista Paraná Cooperativo, um espaço chamado Conexão Frencoop para divulgar o trabalho desses parlamentares para que todas as cooperativas acompanhem. Isso facilitará muito na hora de decidirmos nas próximas eleições pelos parlamentares que realmente trabalharam pelo sistema cooperativista e que terão nosso voto”, frisou.

Apresentações - Após a fala do presidente Ricken, os superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, Leonardo Boesche, do Sescoop/PR e Nelson Costa, da Fecoopar, respectivamente, realizaram apresentação de um resumo dos trabalhos executados no ano de 2019 e metas para o ano de 2020, com apoio do gerente Técnico da Ocepar, Flávio Turra, da gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira, do gerente Anderson Lechechen, da Fecoopar, e dos coordenadores Alfredo Kugeratski, Carlos Gonçalves e Samuel Milléo Filho. Também acompanha essas pré-assembleias, o jornalista Alexandre Salvador, da Rádio Paraná Cooperativo. 

FOTOS: Sicoob Central Unicoob / Sistema Ocepar

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias