Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COVID-19 III: Para Roberto Rodrigues, “a guerra contra o coronavírus precisa ser estratégica”

 

 

cabecalho informe

COVID-19 III: Para Roberto Rodrigues, “a guerra contra o coronavírus precisa ser estratégica”

covid video 31 03 2020Em quarentena na Fazenda Santa Izabel, em Guariba (SP), o líder cooperativista Roberto Rodrigues gravou um vídeo em que faz uma análise do momento vivido por toda população brasileira com a pandemia do coronavírus e dos reflexos no agronegócio brasileiro. Segundo ele, a atividade agropecuária tem uma característica que nenhuma outra atividade no mundo tem: “tudo é feito pela natureza. Quem manda nela é a natureza. A gente planta quando ela manda, trata, colhe, vacina, faz a parte de enxertio quando a natureza manda. Na verdade, nós produtores rurais somos companheiros da natureza, seguimos esse processo permanente, que na verdade um ciclo eterno. O chamado ciclo da vida permanente”.

Compreensão – “Por isso, neste momento, é preciso que as autoridades e a sociedade compreendam isso. Se a agricultura segue esse caminho, a indústria também segue este mesmo caminho, desde o transporte, a embalagem a transformação toda, distribuição, o consumo, tudo. Estão ligados ao determinismo da natureza”, frisou.

Preocupação  Ele argumenta que vê com preocupação algumas decisões precipitadas que foram tomadas por algumas autoridades, no início da pandemia, tomar decisões ou providências em querer cortar este ciclo da vida. “Por exemplo o que vimos. Fecha um município e não podem mais entrar nada, nem caminhão, nem ônibus. Como é que vamos realizar a distribuição dos produtos agrícolas. O produtor rural está colhendo, tá trabalhando de sol a sol com vírus ou sem vírus para abastecer, para alimentar, para gerar energia, fibras para a população do mundo todo. Se isso não for compreendido não vamos a lugar nenhum”.

Guerra – Para ele, a guerra contra o coronavírus “precisa ser vencida por nós, de uma forma estratégica. Onde sejam considerados todos esses fatos, onde a base deve ser a alimentação de todos e onde todas as demais cadeias também precisam funcionar. Os empregos estão ligados a este processo em qualquer atividade humana, direta ou indiretamente ligados com a preservação da vida. Não pode fechar estrada, fechar cidade, municípios, vai cortar o ciclo e todos serão penalizados. Essa é a compreensão essencial, compreender que a agropecuária é a base da nossa sobrevivência”, ressaltou Rodrigues.

Cargos  Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas. Foi presidente da OCB, da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e ministro da Agricultura. Neste vídeo ele fala sobre o papel do agronegócio durante a pandemia do coronavírus. “A guerra contra o coronavírus precisa ser estratégica”, afirma.

Clique aqui e acesse o link para o vídeo com Roberto Rodrigues

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias