Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Sescoop lança plataformas de ensino a distância (EAD)

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Sescoop lança plataformas de ensino a distância (EAD)

 

A pandemia da Covid-19 trouxe aos educadores o desafio de manter um sistema de aprendizagem de qualidade, mas sem a presença de alunos e professores em sala de aula. No cooperativismo, uma das soluções propostas é o desenvolvimento de ferramentas de Ensino a Distância (EAD). Na tarde de sexta-feira (08/05), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, realizou um evento virtual para lançar duas plataformas de EAD voltadas às demandas de capacitação das cooperativas brasileiras e paranaenses. O lançamento teve a participação de 140 pessoas, que acompanharam a explanação dos profissionais da entidade do Sistema S sobre os novos sistemas, com a apresentação também da coletânea Conhecendo o Cooperativismo e o compêndio de melhores práticas em Organização do Quadro Social (OQS).

 

Soluções complementares - No Paraná, duas plataformas estarão disponíveis para os cooperativistas: o EAD do Sescoop Nacional, o CapacitaCoop, e o EAD do Sescoop/PR. Complementares, os dois sistemas terão a missão de viabilizar cursos de capacitação e formação a distância. O EAD do Sescoop/PR foi desenvolvido com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR). O evento virtual teve a participação do presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken, e do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Walter. Também acompanharam o lançamento, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, José Antonio Fares, a gerente nacional do Sescoop, Karla Tadeu, a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Geane Ferreira, e a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emilia Pereira Lima. Os superintendentes da Ocepar e Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), respectivamente, Robson Mafioletti, e Nelson Costa, também prestigiaram o encontro.

 

Ferramenta fundamental - Para evitar a propagação da Covid-19, foram canceladas atividades letivas em milhares de escolas e universidades em todo o país. A tecnologia tornou viável novas formas de repasse de conhecimento e de sociabilidade, o que traz impactos permanentes à educação, algo que não cessará, mesmo quando a pandemia passar. “O que estamos vivenciando neste momento, com esta intensidade e duração, é uma experiência sem precedentes e traz inúmeros desafios. Para suplantarmos as dificuldades, é preciso aprender a trabalhar neste novo cenário, replanejando nossas ações. Neste contexto, o ensino a distância é uma ferramenta fundamental. O lançamento das duas plataformas demonstra o empenho do Sescoop Nacional e do Sescoop/PR em manter o fluxo de serviços ofertados aos cooperativistas, com a mesma qualidade de conteúdo e aprendizagem das atividades presenciais”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

 

Parceria - O dirigente destacou a importância da parceria das entidades do Sistema S. “O entrosamento entre o Sescoop/PR, o Senai e o Sesi, foi fundamental para o desenvolvimento da nossa plataforma de EAD. Agradecemos a ajuda e suporte, e acreditamos que novas ações conjuntas poderão ser realizadas, em prol dos cooperativistas e indústrias do Paraná”, ressaltou Ricken.   

 

Trabalho colaborativo - Na opinião do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Walter, o compartilhamento de ações entre os Sistemas S demonstra maturidade e a visão estratégia das entidades no estado. “Essa integração otimiza resultados, reduz custos, amplia a disponibilidade de serviços, o que favorece aos nossos públicos. A parceria constante que temos com a Ocepar e o Sescoop/PR demonstra, em momentos difíceis como os atuais, os bons resultados do trabalho colaborativo. Sigamos em frente e sempre juntos”, afirmou.

 

Um novo normal - A gerente geral do Sescoop Nacional, Karla Tadeu, afirmou que o lançamento do CapacitaCoop estava previsto para julho, mas foi antecipado em razão da Covid-19 e suas consequências. “Aceleramos o processo de desenvolvimento da plataforma, pois precisamos estar preparados e capacitados para atuar neste cenário de dificuldades e mudanças. O que entendíamos como uma situação de normalidade, quando a pandemia acabar, não vai existir mais, teremos um novo normal”, disse. Segundo ela, o diálogo com as organizações estaduais foi importante para a construção da ferramenta nacional de EAD. “É um trabalho fruto da parceria e articulação do Sescoop. A premissa básica que temos é a entrega de valor às cooperativas”, enfatizou. 

 

Empenho - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, ressaltou o empenho e a integração entre diferentes entidades para a construção de soluções de aprendizagem aos cooperativistas. “Há muito que discutíamos a necessidade de implementar soluções em EAD, mas foi um trabalho complexo, que exigiu um entendimento profundo sobre as especificidades da educação a distância. As discussões e a parceria entre as entidade estadual e nacional foram decisivas para o desenvolvimento das duas plataformas, que são complementares”, explicou.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias