cabecalho informe

CAPAL: Programação de safra resulta em melhor custo-benefício aos cooperados

capal 25 05 2020Cooperado que programa na Capal tem maior garantia no fornecimento dos insumos A programação de safra é uma importante ferramenta de gestão utilizada pela Capal. É neste momento que o cooperado, em parceria com a assistência técnica, define a área de plantio e as variedades para a safra seguinte. Assim, possibilita estratégias de manejo que levam em conta as características da área e a tecnologia disponível.

Pesquisas - O planejamento dessas estratégias se fundamenta nas pesquisas da Fundação ABC, que valida os defensivos quanto à eficiência no controle de plantas daninhas, insetos, doenças e outros alvos. “Nós acompanhamos e avaliamos os resultados da Fundação ABC, para entender quais são as ferramentas que temos”, pontua o engenheiro agrônomo Eliezer Solda. Ele acrescenta que os produtos recomendados são testados por dois anos pelos pesquisadores para assegurar que a performance será satisfatória; além disso, a equipe técnica está atenta a outros estudos.

Assistência – Os dados da programação são cadastrados no sistema informatizado da Capal pelo Departamento de Assistência Técnica (DAT), permitindo a integração com o Departamento Comercial. “Os técnicos definem os produtos que serão utilizados, previamente aprovados pela Fundação ABC. Como o sistema é integrado, as informações vêm para o comercial, que compra somente o que está prédeterminado”, explica o Diretor Comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro.

Flexibilidade - Eliel ressalta, porém, que a programação de safra não é uma “camisa de força”, ou seja, há certa flexibilidade de acordo com as características da safra, tais como clima ou presença de pragas específicas. “A programação é um norteador para nós, mas o cooperado só retira o insumo se tiver a recomendação técnica”, enfatiza o Diretor.

Segurança- As recomendações técnicas dentro desse sistema dão segurança a todos – cooperados e técnicos. A Capal não possui funcionários comissionados, portanto, o produtor não recebe indicações com outras tendências.

Estoque - A programação de safra exige o controle do volume de insumos. O agrônomo Eliezer Solda pontua que esse é um trabalho contínuo. “A gestão desses produtos na Capal é diferenciada. Em outros locais, o produtor compra o estoque; na Capal, ele leva o que é necessário, enquanto existe a necessidade do uso. Então nós fazemos a gestão: comprar dentro da previsão de uso, não deixar faltar, nem comprar muito, para não ter um estoque ocioso”, observa Eliezer.

Garantia - O controle é garantia para o cooperado de que ele terá os produtos quando necessitar. “Aí está a grande diferença entre a Cooperativa e outro canal de distribuição. Outros canais compram um volume e colocam à venda. E uma vez vendido um determinado pacote, o produtor tem a obrigação de levar. Na Capal, não. O técnico que programa a safra junto com o cooperado não recomenda produtos porque vai ter algum benefício ou força de venda. Se existe a recomendação, é porque é necessário”, pontua Eliel. “A importância da programação é que o produtor, independentemente do que aconteça no mercado, tem a garantia desses produtos aqui na cooperativa”, destaca o Diretor Comercial da Capal.

Momento mais adequado - A programação de safra permite que a compra dos insumos seja feita no momento mais adequado, buscando o melhor custo-benefício. Por outro lado, o produtor que não programa a safra pode precisar de defensivos em momentos críticos em que, geralmente, o preço se torna mais alto. “Se o produtor não faz a programação, como a cooperativa não compra para revender, não vai ter o produto para aquela área. Ele não entra na cotação média das compras antecipadas da cooperativa e fica a preço de mercado, normalmente um preço diferente daquele que programou”, explica Eliel.

Colheita - Além disso, a programação repercute até o momento da colheita, pois a área programada gera uma ficha de encaminhamento, que possibilita a recepção da safra. “A programação é o pontapé inicial de qualquer cultura”, completa o Diretor. (Imprensa Capal)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias