cabecalho informe

BOM JESUS: Cooperativa completa 68 anos

Dia 13 de julho de 1952 foi registrado na Colônia Municipal, na Lapa (PR), a criação da Cooperativa Mista Bom Jesus. Seus fundadores foram 18 empreendedores rurais que vislumbravam no cooperativismo a possibilidade de crescimento. A Bom Jesus era uma cooperativa de consumo, onde os produtores buscavam um melhor poder de barganha/compras.

Sede - Sua sede, desde a fundação na Colônia Municipal, posteriormente foi levada para o centro da cidade, onde permaneceu até 1966. Com potencial ampliado, passou a funcionar a partir de 1966, na Vila São José. Com crescimento constante e visando uma maior comodidade aos seus sócios, a partir de 1989 sua Sede foi transferida para o endereço atual, as margens da Rodovia do Xisto, no trevo ligando São Mateus do Sul, Porto Amazonas e Campo do Tenente.

Mudança - A partir do século XXI, passou a se chamar Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus e hoje está presente com 25 unidades em 13 municípios espalhados no sudeste paranaense e planalto norte catarinense, sendo: Lapa, Contenda, Quitandinha, Balsa Nova, Palmeira, São João do Triunfo, Irati, Rebouças, Mallet, Paulo Frontin, São Mateus do Sul e Antonio Olinto, no Paraná; e Mafra, em Santa Catarina. Possui também uma Fazenda Experimental e uma Fábrica de Rações, com capacidade de produção de 20 toneladas/hora, para bovinos de leite, bovinos de corte, equinos, caprinos, ovinos, suínos, aves e coelhos levando a marca Fibra.

Atuação - Atua no recebimento de cereais como a soja, milho, feijão, trigo e cevada, além de tecnologia aos produtores com assistência técnica e insumos no tratamento de diversas culturas, como por exemplo, batata, cebola, entre outros. Atua também na captação de leite na região, auxiliando na assistência técnica e trabalhando em processo de intercooperação com as Cooperativas Frísia e Castrolanda.

Avanços - Com mais de 5 mil cooperados, a Cooperativa Bom Jesus vem apresentando avanços importantes no seu balanço econômico, registrando um crescimento de 32% nos últimos 5 anos, com faturamento chegando a mais de R$ 760 milhões. Já no balanço social, voltado à promoção humana, destacam-se cursos e palestras aos cooperados, grupos de jovens e mulheres e programas de integração com crianças, além de capacitação contínua do quadro de funcionários.

Foco - Seu foco é na gestão democrática e responsável, profissionalismo e transparência, no desenvolvimento socioeconômico do associado e na responsabilidade ambiental com sustentabilidade.

Mensagem - O presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, divulgou uma mensagem alusiva ao aniversário da cooperativa. Clique aqui para conferir. (Com informações da Imprensa Bom Jesus)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias