Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MERCADO: Ricken se reúne com adido agrícola do Mapa na Indonésia

 

 

cabecalho informe

MERCADO: Ricken se reúne com adido agrícola do Mapa na Indonésia

“Poder conversar com o adido agrícola do Brasil em Jacarta, com uma diferença de 10 horas de fuso horário entre o Brasil e a Indonésia, somente foi possível graças à facilidade que temos hoje da tecnologia. Neste momento difícil que vivemos, podemos afirmar que este é um lado para podermos prospectar novos negócios para as cooperativas paranaenses”, destacou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao participar de uma videoconferência, na manhã de sexta-feira (31/07), com Gustavo Bracale, que, desde 2018, exerce a função de adido agrícola no país asiático. Acompanharam também a vídeo, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o gerente técnico, Flávio Turra, o analista, Maiko Zanella, e o coordenador de comunicação, Samuel Milléo Filho.

Potencial - Durante uma hora, Bracale falou sobre as principais demandas do país em alimentos e que podem interessar as cooperativas paranaenses. “A Indonésia é um país interessante, bem desafiador. O mercado asiático é pouco conhecido pelo agronegócio brasileiro, onde temos um potencial grande de trabalho e, com certeza, poderemos ajudar na prospecção de possíveis negócios de interesse para as cooperativas do Paraná que exportam para vários países da região, entre os quais a Indonésia”, frisou. No ano passado a Indonésia abriu seu mercado para o Brasil exportar carne, graças negociações realizadas pela ministra Tereza Cristina com o apoio de Bracale.

Exportações - Em 2019 foram exportados para Indonésia U$ 1,7 bilhão, entre os principais itens estão farelo e grão de soja. Já as importações, na maioria no ramo têxtil, atingiram U$ 1,3 bilhão, com um saldo positivo para o Brasil de aproximadamente U$ 416 milhões. As exportações para o sudeste asiático, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Miamar, Singapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã, têm sido mantidas acima de U$ 5 bilhões ao longo dos últimos anos. No primeiro semestre de 2020, o Brasil exportou U$ 3,2 bilhões para esses países, sendo que os principais produtos estão no complexo soja (40%), cereais, farinhas e preparações (20%) e fibras e produtos têxteis (17%).

Cultura - Segundo ele, a Indonésia, nação do sudeste asiático com uma população de 250 milhões de pessoas, “é formada por mais de 17 mil ilhas, muitas das quais vulcânicas, abriga centenas de grupos étnicos que falam vários idiomas”. O país é conhecido pelas praias, vulcões, dragões de Komodo e selvas, onde vivem elefantes, orangotangos e tigres. Na ilha de Java, está localizada a capital do país, Jacarta, onde Bracale vive.

Função - Os adidos têm um mandato de quatro anos no exterior. Após o fim deste mandato, eles retornam ao Brasil, onde são obrigados a ficar por dois anos e podem se candidatar para outro país novamente, com um novo processo de seleção. O Brasil possui seis adidos localizados nas embaixadas na Colômbia, Canadá, União Europeia, Marrocos, Egito e Indonésia.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias