Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SISTEMA OCEPAR: Diretoria executiva discute planejamento estratégico com equipes de trabalho

 

 

cabecalho informe

SISTEMA OCEPAR: Diretoria executiva discute planejamento estratégico com equipes de trabalho

As atividades que devem ser desenvolvidas pelo Sistema Ocepar até o mês de dezembro estiveram em pauta, na manhã desta segunda-feira (03/08), durante a apresentação do planejamento estratégico de 2020 ocorrida na reunião virtual com a participação da diretoria executiva e dos funcionários da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), as três entidades que formam o Sistema Ocepar.

Revisão - Segundo o coordenador de gestão estratégica, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, em julho, as equipes de trabalho discutiram a revisão das metas estabelecidas pelas áreas para este ano, especialmente em virtude dos novos desafios trazidos pela pandemia do coronavírus, que alteraram a rotina das atividades, com a implantação do trabalho remoto, em março. “Nós rediscutimos com as equipes o plano de ações que deve ser executado até dezembro de 2020. De modo geral, houve um aumento de 22% nas metas e de 4% nas ações em relação ao último replanejamento, realizado em março, o que demonstra o aumento do trabalho e de produtividade”, frisou Alfredo.

Total - Ainda de acordo com ele, o Sistema Ocepar estabeleceu para este ano um total de 343 metas e 1.770 ações, distribuídas entre os 11 itens que integram as diretrizes estratégicas da entidade: representação (29 metas); planejamento (8), intercooperação (2), desenvolvimento (21), infraestrutura (4), comunicação e desenvolvimento (39), soluções para as cooperativas (39), mercados (18), gestão e governança (15), inovação (2) e gestão organizacional (166). No balanço geral, a entidade cumpriu até o momento 45% do plano de metas de 2020.

Abertura - Na abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, procurou transmitir otimismo aos funcionários e destacou a evolução do trabalho realizado até o momento. Ele iniciou fazendo um relato sobre o 1º Fórum Digital dos Presidentes das Cooperativas do Paraná, realizado no dia 28 de julho, com a presença do governador Ratinho Júnior e participação expressiva de lideranças do cooperativismo paranaense. O evento reuniu mais de 180 participantes e um dos destaques foi o anúncio de um mais um desafio, o PRC200, um novo ciclo do planejamento estratégico do setor, cuja meta financeira é atingir R$ 200 bilhões de faturamento nos próximos anos. A proposta foi aprovada durante o Fórum e representa um desdobramento do PRC100, iniciado em 2015 e que deverá ser encerrado no final deste ano, com o atingimento do objetivo de alcançar R$ 100 bilhões de faturamento.

Atuação - De acordo com Ricken, a entidade continuou atuando com eficiência mesmo durante o período da pandemia e a utilização da tecnologia tem possibilitado a participação da diretoria executiva e demais colaboradores em um número maior de atividades. “Se, por um lado, estamos em isolamento individual, por outro, estamos tendo uma presença mais ativa nos eventos”, afirmou. Ele encorajou todos a seguirem os objetivos propostos no planejamento estratégico. “Podemos fazer um bom planejamento porque temos muita demanda. Nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento econômico e social das pessoas. Somos instrumentos para o desenvolvimento do cooperativismo”, disse.

Cuidado com a saúde - Ricken também recomendou que todos cuidem da saúde. “Nós implantamos o trabalho remoto para preservar a saúde dos nossos colaboradores e chegamos bem até agora. É importante que cada um faça a sua parte também pois a saúde é a coisa mais importante em nossas vidas. Nós evoluímos muito em nosso trabalho. Eu estou otimista. Estamos firmes e fortes. Por isso, vamos continuar atuando para que as cooperativas vejam a importância do nosso trabalho. Vamos fazer o que é necessário e para elas e de forma bem feita”, acrescentou. “Um bom segundo semestre para todos. Tenho certeza de que vamos sair mais fortalecidos dessa situação”, finalizou.

Apresentações - A reunião foi encerrada às 11h, após a apresentação realizada pelos superintendentes, gerentes e coordenadores de área sobre as atividades que serão desenvolvidas até o final deste ano, as prioridades e os novos desafios de cada setor.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias