cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL I: Sistema Ocepar promoveu encontro virtual com a cooperativa Coopermap

A 42ª reunião institucional do Sistema Ocepar, realizada virtualmente no início da tarde desta quinta-feira (13/08), foi com representantes da Cooperativa de Transportes Rodoviários de Maripá (Coopermap), sediada em Maripá, no oeste do Paraná. No encontro, foi feita a apresentação e discussão da situação econômico-financeira da cooperativa, baseada em indicadores e comparativos com outras organizações do mesmo ramo e região. O intuito é estimular o aperfeiçoamento da gestão visando à solidificação do sistema cooperativista. Ainda durante o encontro foi feito o relato das ações da entidade em prol do cooperativismo no período de quarentena, indicadores do sistema, bem como exposição de treinamentos e capacitações do Sescoop/PR.

Representação - Ao abrir a reunião, o coordenador da área de monitoramento da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo (Gecoop) do Sescoop/PR, João Gogola Neto, explicou que a diretoria executiva do Sistema Ocepar não pode participar do encontro devido ao cumprimento de outros compromissos virtuais em defesa dos interesses do cooperativismo, tanto no âmbito estadual como nacional. Frisou, porém, que os encontros remotos, em atendimento às determinações das autoridades sanitárias visando à prevenção do contágio da Covid-19, têm sido um instrumento até mais produtivo na interlocução entre a entidade e as cooperativas. Enfatizou que o Sistema Ocepar tem dado continuidade aos trabalhos e desenvolvimento de ações para o pleno funcionamento das cooperativas paranaenses. “Como sempre destaca o presidente José Roberto Ricken, tudo o que fazemos tem de ser relevantes e essenciais para o desenvolvimento das cooperativas”, completou.

Exposição - Pelo Sistema Ocepar, ainda participaram da reunião virtual o analista técnico Rodrigo Gandara Donini, que apresentou o cenário econômico e financeiro da Coopermap, além de focar os números do cooperativismo paranaense em geral; e o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, Leandro Roberto Macioski, que fez a apresentação das atividades finalísticas do Sescoop/PR, abordando o desenvolvimento de ações específicas das coordenações de Monitoramento, Profissionalização, Cooperativismo e  de Gestão Estratégica.

Expectativa - O contador da cooperativa, Darci Milani, que falou em nome dos participantes, fez um relato das atividades da organização em meio à quarentena, dizendo que “as coisas começaram a se acalmar”. Explicou que a maior dificuldade ocorreu entre abril e maio, mas que agora as operações da Coopermap estão voltando ao normal, esclarecendo que diversificaram a atividade para prestar serviços a outros clientes e, assim, não ficar “centrado” em apenas um. E disse que há expectativa de crescimento no segundo semestre devido ao aumento do volume de leite transportado para atender a demanda dos laticínios.

Participação – Além de Milani, pela cooperativa, participaram da reunião o presidente Silvio Gnewuch, o secretário Antônio Piletti, e Valnei Schmitt, além dos colaboradores Rogério Schanoski, Nilce Toebe de Souza e Carla Starke. Fundada em dezembro de 2009, a Coopermap, cuja atividade principal é o transporte de leite, tem 36 associados. Em 2019, movimentou R$ 4,47 milhões.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias