cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL II: Sistema Ocepar apresenta os dados de desempenho da Unimed Norte Pioneiro

O Paraná possui 221 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar. Estes empreendimentos atuam em sete ramos: agropecuário, saúde, crédito, transporte, consumo, infraestrutura e trabalho, produção, bens e serviços.  Juntos, reúnem mais de 2,2 milhões de cooperados, pessoas que acreditam nos diferenciais no modelo cooperativo para desenvolver suas atividades. Em tempos de crise, em que há retração econômica e diminuição da renda, estar sob o guarda-chuva de uma cooperativa pode fazer a diferença. “Estamos nos adaptando às exigências e trabalhando muito para atender as demandas que surgem por conta do cenário de pandemia. O objetivo é que as cooperativas continuem se desenvolvendo e, por consequência, seus cooperados e comunidades onde atuam”, afirma o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto.

Análise de desempenho  Dar continuidade às reuniões institucionais com as filiadas,  para apresentação da  análise de desempenho no período, inclusive no item matriz de risco, é uma das atividades do Sistema Ocepar que tiveram continuidade nesta pandemia. “Hoje realizamos a 43ª reunião institucional desde que a pandemia teve início, em março deste ano”, disse Gogola Neto ao abrir, na tarde desta quinta-feira (13/08), ao abrir a reunião institucional com a Unimed Norte Pioneiro, cooperativa médica com sede em Jacarezinho, interior do Paraná. “Eu prefiro a reunião olho no olho, mas não podemos parar, por isso agradeço ao Sistema Ocepar por manter o atendimento às cooperativas”, afirmou o diretor presidente da cooperativa, o dr. Antônio Vendramin Filho. Também participaram do encontro online, o diretor vice-presidente Mario Alberto Hartog Pombo, e o gerente administrativo e financeiro, Josinei Marcos Cândido da Silva.

Autogestão – O analista técnico do Sistema Ocepar, Jessé Rodrigues, explicou que esses encontros são importantes porque a cooperativa fica a par dos dados de desempenho que constam no Programa Autogestão, e ainda tem um comparativo entre cooperativas do mesmo ramo e região. “Conseguimos reunir indicadores como despesas, resultados, matriz de risco, liquidez, margem, patrimônio líquido imobilização, capitalização, capital de giro, sinistralidade, entre outros”, afirmou. “Estas informações são importantes para a tomada de decisão das cooperativas e do Sistema Ocepar.”

Sescoop/PR – Os projetos finalísticos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) também são pautas das reuniões institucionais. “A finalidade é falar da estrutura do Sescoop/PR e o que cada cooperativa tem à sua disposição”, disse o coordenador de Cooperativismo do Sescoop/PR, Humberto Bridi. A gerência de Cooperativismo do Sescoop/PR possui quatro   coordenações: Monitoramento, que realiza, entre outros trabalhos, o acompanhamento econômico e financeiro das cooperativas, o programa de formação de conselheiros, trabalhos especiais e consultoria; Profissionalização, que oferece cursos e formações de curta e longa duração, entre as quais, pós-graduações, programas em diversas áreas, como inovação e planejamento estratégico, soluções técnicas, como pesquisas, indicadores de RH, e EAD (ensino a distância); Cooperativismo , com atuação nas áreas de Aprendizagem, Saúde e Bem Estar, Comunidade e Educação Cooperativa, Organização do Quadro Social, Liderança e Sustentabilidade; e Gestão Estratégica, que coordena os programa de Compliance, Excelência de Gestão, Formação em Finanças, Formação de Auditores internos e Formação em Processos de Qualidade.

Utilização – O gerente da Unimed Norte Pioneiro, Josinei Marcos Cândido da Silva, contou que a cooperativa tem aproveitado bem o portfólio de projetos disponibilizado pelo Sescoop/PR. “Todos os cursos de formação oferecidos aos funcionários são viabilizados com recursos do Sescoop/PR. Além disso, entramos recentemente no Programa de Compliance. Teremos na próxima semana a primeira reunião para agendar o diagnóstico. E ainda temos acessado bastante a área de Monitoramento, que fornece todos os indicadores que precisamos. O Sescoop/PR possui, portanto, áreas ricas em informações e que estão à disposição das cooperativas”, ressaltou. “Estamos vivendo um período de incerteza. A preocupação existe poque estamos num momento totalmente atípico. Nunca vivenciamos uma crise nestes moldes. Na Unimed Norte Piorneiro, ficamos com receito dos impactos, pois a sinistralidade caiu. Mas a situação não está tão ruim quando pensávamos, então, ficamos felizes com o que foi apresentado hoje”, resumiu o presidente da cooperativa, dr. Antônio Vendramin Filho.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias