Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SISTEMA OCEPAR: Diretoria se reúne virtualmente para tratar assuntos de interesse do setor

 

 

cabecalho informe

SISTEMA OCEPAR: Diretoria se reúne virtualmente para tratar assuntos de interesse do setor

 

Durante toda tarde da última sexta-feira (11/09), os integrantes da diretoria da Ocepar estiveram reunidos na 17ª reunião ordinária, quando foram abordados diversos temas de interesse do cooperativismo paranaense. A reunião foi coordenada pelo presidente José Roberto Ricken e com as presenças dos diretores, Alvaro Jabur, Clemente Renosto, Dilvo Grolli, Frans Borg, Jorge Hashimoto, Jorge Karl, José Aroldo Gallassini, Luiz Lourenço, Valter Pitol, Valter Vanzella, Wellington Ferreira, Wilson Cavina e Yuna Bastos.

 

Aprovações - Além da aprovação da ata da reunião anterior, foram aprovados pelo conselho o balancete e reformulação orçamentária de agosto de 2020 e registro de duas novas cooperativas: Coopon – Cooperativa Pontagrossense de Serviços de Transportes Rodoviários, de Ponta Grossa e a Cooperacom – Cooperativa de Comunicação e Desenvolvimento, com sede em Curitiba. 

 

Planejamento - Ricken também apresentou aos diretores as principais diretrizes e metas do Sistema Ocepar, com foco na relevância e essencialidade para as cooperativas representadas. Dentro dessas diretrizes está a formatação de um novo planejamento do cooperativismo paranaense – Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200). “Como já é do conhecimento de todos, neste ano de 2020 devemos atingir no sistema uma movimentação econômica acima de R$ 100 bilhões o que levamos a concluir o PRC100. Agora queremos planejar um novo ciclo para o sistema cooperativista, almejando também dobrar este atual faturamento, semelhante o que realizamos em 2015”, lembrou. O dirigente ressaltou que todo o trabalho de formatação deste novo planejamento será executado pela equipe interna do sistema e com uma consultoria externa como apoio. “Queremos tornar o Plano PRC200 um referencial para direcionar o crescimento das cooperativas, promovendo condições necessárias para que atinjam uma movimentação de R$ 200 bilhões até a próxima década. Planejar é uma tradição do sistema e vamos dar continuidade a esta forma de construímos o futuro”, lembrou. A proposta foi aprovada pelos diretores presentes. 

 

Reforma Tributária - Outro tema em destaque foi a Reforma Tributária. O dirigente fez um relato de todas as ações que já foram realizadas pelo Sistema Ocepar em conjunto com o Sistema OCB. Rogério Croscato, advogado e especialista no tema, detalhou os principais pontos das atuais propostas que estão sendo discutidas neste momento em Brasília e que o setor está atento a tudo aquilo que pode vir a prejudicar nossas cooperativas. “Realizamos uma ação, junto a OCB com as Frente Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e da Agricultura (FPA) e diretamente com a Comissão Mista, onde o senador paranaense Oriovisto Guimarães integra”, frisou.

 

Pedágio - Outro assunto abordado na reunião foi com relação ao novo programa de concessão de rodovias paranaenses. Ricken fez um relato sobre as reuniões que foram realizados para debater o assunto junto com membros do G-7, grupo de entidades do setor produtivo e com os governos estadual e federal. “Precisamos ter uma posição assertiva sobre o tema, pois não podemos errar, até porque os contratos terão uma duração de 30 anos”. O dirigente lembrou que em 21 de novembro de 2021, será os últimos dias do atual contrato, portanto, 2020 será fundamental para apresentarmos nossa posição a respeito do tema”. Em outubro deste ano, serão realizadas as audiências públicas. No final de 2020 envio do edital para o Tribunal de Contas da União para validação. Fevereiro de 2021 publicação do edital e início de Road Shows Nacionais e Internacionais. Junho e Julho de 2021 realização de licitações das novas concessões.

 

Sescoop - O superintendente do Sescoop Paraná, Leonardo Boesche fez uma detalhada apresentação para a diretoria sobre o trabalho realizado pelo Sescoop/PR neste primeiro semestre de 2020 e todos os programas disponíveis às cooperativas paranaenses. 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias