Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COMPLIANCE EXPERIENCE: Sucesso de corporações brasileiras pautou realização do terceiro evento da série

 

 

cabecalho informe

COMPLIANCE EXPERIENCE: Sucesso de corporações brasileiras pautou realização do terceiro evento da série

Realizado na tarde desta terça-feira (15/09), o encontro virtual da série Compliance Experience teve como tema “A evolução dos programas de Compliance em diferentes setores”, com a participação de especialistas do setor. Ao abrir o evento, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, se referiu à importância da série em aprofundar o conhecimento de temas importantes que contribuam para desenvolver e consolidar o compliance. E conceituou que o Programa do Compliance do Cooperativismo Paranaense, desenvolvido pelo Sistema Ocepar, está em consonância com a essência do setor, no que se refere à transparência e integridade. “É o que está preconizado dentro do nosso programa. E atuamos como instituição de apoio às cooperativas para que façam a implantação do compliance, respeitando a cultura de cada uma delas. Para isso, é preciso muito trabalho e muita calma, com fundamento teórico para depois colocar em prática. E, assim, é possível implantar a cultura de compliance.” 

Palestras -  O encontro teve início com a palestra “Como o programa de compliance gera valor e sustentabilidade para as organizações”, proferida pela advogada, mestre em Direito, Chief Compliance Officer do Grupo Latam, embaixadora do Compliance Women Committee (CWC), Rogéria Gieremek. Ela também é presidente das Comissões de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo. A  segunda palestra, cuja tema foi “Como o compliance pode empoderar as pessoas e as organizações para tomarem melhores decisões”, foi proferida por Christina Montenegro Bezerra, executiva de Jurídico, Ética & Compliance, com mais de 20 anos de experiência em diversas empresas nacionais e transnacionais na América Latina nos setores de varejo, saúde, farmacêutica e de serviços financeiros. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Paraná, ela é sócia da consultoria Compliance Partners Brasil. 

Painel - O terceiro evento foi encerrado com o painel “O padrão ISO 37001 e a evolução do programa de Compliance da Ceptis”, com as participações de Isabela Bragança, advogada, especialista em Direito Público e em Direito da Administração Pública, com mestrado em Direito pela UGF/Veiga de Almeida do Rio de Janeiro. Atualmente  ela responde pelo jurídico e Compliance da Ceptis e preside o Comitê de Integridade da Companhia; e pelo engenheiro químico e especialista em qualidade total, Ruan Badu, que é auditor líder na ISO 9001, auditor interno nas normas ISO´s 14001, 37001 e 18001. Atualmente é coordenador de QSMS, qualidade, saúde, meio ambiente e segurança.

Evento - Promovida pelo Sistema Ocepar, por intermédio do Sescoop/PR,  a série Compliance Experience, cujo objetivo é contribuir para a sustentabilidade das cooperativas paranaenses, proporciona, em quatro eventos, conhecer as melhores práticas e experiências das organizações nos processos de integridade e conformidade de suas atividades. O primeiro encontro foi realizado no dia 1º de setembro, com o tema “Governança e privacidade de dados”; o segundo, ocorrido no último dia 10 tratou de “Compliance e investigações internas”. O encerramento será no próximo dia 22, com o tema  “A importância da ética e do compliance para o futuro das organizações”. 

Participantes - Também participaram deste terceiro encontro o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. Atuaram como mediadores do evento o coordenador de Gestão Estratégica, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, e a advogada do Sescoop/PR, Daniely Andressa da Silva.  

Próximo - O último encontro da série Compliance Experince será realizado no dia 22 de setembro. Após a abertura, às 15h30, o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, Jelson de Oliveira, falará sobre “A importância da ética e do compliance no futuro das organizações”. Na sequência, o advogado Giovani Agostini Saavedra abordará o tema “Como os programas de compliance contribuem para uma gestão transparente e a sustentabilidade dos negócios”. 

Inscrições - As inscrições para o último encontro Compliance Experience devem ser realizadas até sexta-feira, 18 de setembro. Clique aqui e faça sua inscrição.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias