Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPAVEL: Cooperativa distribui mudas nativas para alunos e a produtores rurais

 

 

cabecalho informe

COOPAVEL: Cooperativa distribui mudas nativas para alunos e a produtores rurais

De olho no Dia da Árvore (oficialmente lembrado em 21 de setembro) e na importância da data, a Coopavel em parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), faz a distribuição de 11 mil mudas de árvores nativas a alunos de escolas públicas e também a produtores rurais de municípios da região. Durante todo o ano, e essa parceria se arrasta há muito tempo, a produção e distribuição de mudas chega a 80 mil, trabalho que contribui para a recomposição de matas ciliares, áreas de proteção e reservas legais.

Responsabilidade ambiental - A responsabilidade ambiental e o foco na produção sustentável de alimentos há muito tempo estão presentes nos projetos e ações da Coopavel, observa o presidente Dilvo Grolli. “O Brasil é o país mais verde do mundo com cerca de 66% do seu território preservado. Não há nada nem perto disso no mundo”, informa ele, que costuma falar de aspectos ambientais e da cuidadosa observação de leis e normas em encontros com produtores e comitivas estrangeiras em visita ao Brasil.

Produção de alimentos - “A produção de alimentos ocupa apenas 8% do território nacional, ou 66 milhões de hectares. E é possível dobrar esses números sem encostar em um único centímetro da Amazônia”, ressalta Dilvo Grolli. Os programas ambientais da Coopavel contribuem para moldar o perfil de responsabilidade da região. Na área de abrangência da cooperativa, 27% das matas estão preservadas. São áreas de proteção, reservas legais e mata ciliares. “E com esse gesto, de levar mudas aos alunos mostramos a importância desse compromisso e ajudamos a preparar uma geração igualmente atenta ao tema”, segundo Dilvo.

Gratuitas - As 80 mil mudas que a Coopavel e o IAP produzem em parceria todos os anos são entregues gratuitamente a produtores rurais e a alunos de escolas públicas. “É um trabalho que gratifica a todos”, diz a agrônoma Edinéia Ballan. Em Braganey, a doação das mudas ficou sob responsabilidade da subgerente da filial da Coopavel Juliana Denardin Dobrez. “Todos ficam felizes ao receber as mudas. Diante do que tenho visto nessa tarefa tão nobre, considero esse como um gesto de boa fé e de esperança”, afirma Juliana. (Imprensa Coopavel)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias