cabecalho informe

COMPLIANCE EXPERIENCE II: Sistema Ocepar lança Roteiro para Elaboração do Manual de Procedimentos de Compliance

destaque compliance II 23 09 2020

Durante a quarta e última live da primeira edição da série Compliance Experience, foi lançado nesta terça-feira (22/09) o Roteiro para Elaboração do Manual de Procedimentos de Compliance em Sociedades Cooperativas, que servirá como direcionador para que as cooperativas possam elaborar seus próprios manuais, adequados à sua realidade e cultura. Segundo o coordenador de Gestão Estratégica, Alfredo Benedito Kugeratski Souza e um dos organizadores do manual este projeto nasceu através de uma parceria com a PUCPR “com o objetivo de servir como referência para as cooperativas. É apenas um roteiro, uma produção conjunta entre o Sistema Ocepar e professores da universidade e cooperativas que já possuíam seus próprios manuais de compliance”, frisou.

Contribuição - Visando contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo paranaense, o Sistema Ocepar, por meio do Programa de Compliance, colabora com a consolidação do modelo de gestão e governança das cooperativas. Assim, promove ações para que estas sejam ainda mais comprometidas com transparência e ética, valores cooperativistas, desenvolvimento social e econômico e agregação de valor para os cooperados, preservando e fortalecendo a cultura das sociedades cooperativas.

Roteiro- Durante a execução dos módulos do Programa, a cooperativa poderá utilizar este roteiro para elaboração do manual de procedimentos de compliance em sociedades cooperativas. Ele servirá para sistematizar o conhecimento adquirido e transformá-lo no Manual de Compliance da Cooperativa, levando em consideração os seus processos, suas práticas e sua cultura organizacional.

PRC100 - O Programa teve origem a partir da demanda identificada no PRC100, o planejamento estratégico do sistema cooperativista do Paraná. O Comitê de Autogestão, responsável pelos desdobramentos do pilar Governança e Gestão do PRC100, realizou a pesquisa de governança que identificou a necessidade de se desenvolver um programa de integridade personalizado para as cooperativas do estado. Dessa forma, o Manual de Compliance é um produto do PRC100, disponibilizado para as cooperativas do Paraná.

Um sonho - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche lembrou que não é apenas o lançamento de mais um manual: “é a realização de um antigo sonho, pois conseguimos reunir muitos conhecimentos que irão contribuir para que as cooperativas possam trilhar seu próprio caminho dentro deste programa que iniciamos em 2019”. Boesche destacou que o conteúdo é de fácil entendimento e que “está alinhado com a cultura da cooperativa, que atua de forma diferente que as demais corporações e que precisam manter suas próprias identidades e o apoio da PUCPR foi fundamental para realizarmos este sonho. Concluímos mais uma etapa do nosso programa e que se torna realidade, um orgulho muito grande em estarmos vivendo este momento”, confidenciou ele.

Missão - Bruno Henrique Rocha Fernandes, Decano da Escola de Negócios da PUCPR, completou, dizendo que “foi um sonho sonhado junto e que deu certo, se tornou realidade”. Fernandes lembrou que entregar um produto como este para a sociedade é uma das missões da PUCPR. “Faz parte dos nossos valores Maristas, pensar num bem maior e de forma ética, por isso acreditamos no cooperativismo, a ponto de termos um núcleo de estudo do setor. Temos hoje um Mestrado voltado para este tema e quem sabe num futuro um Doutorado. Um sistema que pensa no crescimento individual e está preocupado com os impactos na sociedade das suas ações econômicas e de sustentabilidade”, frisou.

Manual - Com 28 páginas, o Manual de Procedimentos de Compliance em Sociedades Cooperativas será disponibilizado apenas na forma digital no Portal Paraná Cooperativo. Quer saber mais? Clique no link abaixo e acesse todo o conteúdo do manual.

http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/images/Comunicacao/2020/publicacoes/Manual_Compliance_Ocepar.pdf

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias