Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNIPRIME PIONEIRA: Cooperativa alerta cooperados sobre a importância da segurança digital

 

 

cabecalho informe

UNIPRIME PIONEIRA: Cooperativa alerta cooperados sobre a importância da segurança digital

A gente conhece alguém ou até mesmo viveu a experiência de ter sofrido um ataque no meio digital. Seja na clonagem do cartão de crédito, no uso inadequado dos dados pessoais, no sequestro das informações da empresa... muitas são as formas de abordagem dos hackers a pessoas ou empresas, demonstrando o quanto estamos vulneráveis aos crimes virtuais.

Alerta - Alertar sobre as formas de proteção e prevenção foi o objetivo da palestra online promovida pela Uniprime Pioneira com o especialista no assunto, Allan Costa. O presidente da cooperativa, Orley Campagnolo, introduziu o tema ao público virtual. “Quem não tem receio de fazer uma compra na internet, ou ter o seu cartão clonado e até mesmo ver exposto suas mensagens de conversas. Imagine em relação à segurança bancária, onde está o nosso dinheiro. Muitas estratégias e ações de proteção cabem à instituição financeira, mas a responsabilidade também é dos usuários”, sinalizou.

Valor - Desta forma, a fala inicial de Allan foi direcionada ao valor que os dados possuem em um cenário onde as pessoas estão cada vez mais conectadas. “Na década de 70/80 as empresas mais valiosas eram as de petróleo. Hoje, são as que gerenciam grandes volumes de dados”, destacou. E os hackers estão em busca de pequenos deslizes dos usuários para praticar o mal.

Prevenção e proteção - Por isso, a melhor prevenção é o conhecimento e a prudência. “Temos que ser capazes de identificar o perigo que estamos expostos”, anunciou Allan que enumerou as principais formas de ataque como o “malware” - software que tem o objetivo de danificar os dispositivos, conhecido também como vírus - e o “phising” - que usa de estratégias para enganar as vítimas para que elas compartilhem informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito. Links de sites com promoções e promessas de dinheiro fácil, são exemplos de “phishing”.

Desconfiança - Outra dica que o especialista compartilhou foi em relação às formas de prevenção. Para ele, a postura sempre desconfiada pode ser o principal meio de proteção. “Não clique em mensagens de origem duvidosa, não use redes wifi em locais que não sejam seguros, tenha sempre o antivírus atualizado tanto no computador quanto no celular, altere com frequência as senhas e use senhas fortes com palavras e números que não sejam óbvios como datas de aniversário”, exemplifica. (Imprensa Uniprime Pioneira)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias