cabecalho informe

RAMO CRÉDITO: Comitê inicia discussões para compartilhamento de soluções e serviços

Os trabalhos do Comitê Técnico do Ramo Crédito estão avançando. Na tarde desta segunda-feira (28/08), o Sistema Ocepar coordenou mais uma reunião do grupo para discussão de ações que podem ser objeto de intercooperação entre cooperativas de crédito ligadas a sistemas ou com atuação independente. “Este comitê já é um começo. Tudo inicia com informação e alinhamento. Algumas questões são iguais a todos, então, podemos listar, esmiuçar e avaliar o que podemos fazer em conjunto”, disse o diretor de Supervisão da Central Sicredi/PR/SP/RJ, Reginaldo José Pedrão.

Fortalecer a bandeira - Entre os temas comuns elencados pelas cooperativas de crédito presentes à reunião, estão: gestão de riscos, prevenção de lavagem de dinheiro, LGPD, compliance, auditorias, transporte de valores, responsabilidades dos administradores, estrutura de capital, fomento empresarial, ouvidora, estrutura de capital e sustentabilidade. “Só com esta discussão, percebe-se uma evolução no espírito da intercooperação entre as cooperativas de crédito. Isto, por si só, já fortalece o cooperativismo. E percebemos que há uma sinergia entre as cooperativas, em relação ao que pode ser feito em conjunto”, afirmou o diretor executivo da Credicoamo, Alcir Goldoni.  

Comunicação - “Outro ponto importante é a comunicação. Hoje se gasta muito em divulgação e marketing, então, poderíamos construir um projeto coletivo com foco no  fortalecimento da bandeira do cooperativismo, despertando na sociedade paranaense o interesse pelo cooperativismo”, frisou o coordenador da Carteira de Crédito da Central da Cresol Baser, Marcos Olair Kempf. “Se a gente unir forças e buscar uma construção coletiva, ganhamos tempo e reduzimos custos”, completou Adinam Kielb, diretor Administrativo da Cresol. 

Avaliação - “Estamos felizes com o trabalho desse Comitê. Temos muitas discussões técnicas e desafiadoras para tratar. O próximo passo é analisar os temas elencados hoje e caminhar para a construção de uma proposta concreta de intercooperação entre as cooperativas de crédito”, avaliou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Pelo Sistema Ocepar, também participaram da reunião o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o gerente da área Técnica, Flávio Turra, o coordenador de Gestão Estratégica, Alfredo Kugeratski Souza, e os analistas Eliane Goulart Festa, Emerson Barcik, Maiko Zanella e Marli Vieira.

Atualização - O Comitê Técnico do Ramo Crédito foi criado para estimular uma maior interação entre as cooperativas do segmento, fortalecendo a visão sistêmica. Outra finalidade é informar sobre assuntos de interesse. Na reunião de ontem, por exemplo, o diretor do Sicoob Central Unicoob, Carlos Schlick, apresentou um pouco da nova configuração do Sistema Sicoob. “Com a união da confederação e do Bancoob, alguns serviços das centrais regionais serão centralizados em Brasília”, disse.

Representação - Já a gerente geral do Sistema OCB, Tânia Zanella, apresentou a agenda de trabalho da organização envolvendo Reforma Tributária, prorrogação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), recuperação judicial e crédito rural. “Os trabalhos estão intensos. Só hoje, temos cinco reuniões para discutir a Reforma Tributária”, contou. Tânia falou ainda sobre o início de uma campanha de marketing conjunta. “A veiculação será feita em datas comemorativas, sendo que a primeira será realizada no Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), que ocorre na terceira quinta-feira do mês de outubro”, contou. Para essa campanha, o Sistema OCB está disponibilizando algumas peças de comunicação para redes digitais. Além disso, no site do Movimento SomosCoop, haverá uma área exclusiva para a campanha, para divulgação de informações do cooperativismo de crédito, conteúdos como fotos, curiosidades, histórias inspiradoras e dados que trazem a grandeza deste ramo.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias