cabecalho informe

COCAMAR II: Projeto Vida Segura supera expectativas

Nos últimos anos, a gestão de frotas da Cocamar vem passando por um amplo processo de transformação. A atitude dos condutores se reflete na segurança, na produtividade e nos resultados que se deseja alcançar com os veículos. “O comportamento adequado leva a uma redução dos índices de sinistralidade, preservando vidas”, afirma o superintendente de Operações, Osmar Liberato. Além disso, entre outros benefícios, há redução de custos, menos desgaste de itens mecânicos e queda do consumo de combustível.

Segurança e eficiência - Segundo o gerente executivo de Logística Integrada, Ezequiel Scopel, “o objetivo é alcançar os melhores índices de segurança, bem como resultados econômicos e financeiros satisfatórios, com otimização, compartilhamento de recursos, sustentabilidade e mobilidade”.

Telemetria - Iniciado em 2018, o Projeto Vida Segura trouxe para a gestão de frotas a telemetria com reconhecimento facial, tecnologia que vai além do simples rastreamento. Proporciona aos gestores, também, uma síntese de comportamentos dos profissionais ao volante a partir de informações que geram indicadores para buscar os objetivos almejados.

Registros- Por meio da telemetria é possível mensurar os excessos de velocidade parametrizados no sistema ou em relação à via, curvas inadequadas, frenagem e aceleração bruscas, excesso de rotações por minuto (RPM) e de tempo de veículo parado, mas ligado. O dispositivo instalado permite ainda, o registro dos horários e da rota realizada, controle de quilometragem e a gravação externa das últimas movimentações do veículo, além da emissão de avisos sonoros de voz com alertas aos condutores.

Combustível - Em julho de 2019 foi iniciada a implantação da gestão de combustível por cartão integrado à telemetria, para uma gestão financeira dos gastos por veículo, incluindo a identificação do combustível mais econômico por região, a contenção de anomalias nos abastecimentos e a construção de um histórico para mitigar a emissão de CO2.

Transcocamar- Empresa coligada da Cocamar, a Transcocamar é responsável pela gestão de todos os veículos da cooperativa e demais coligadas. Atualmente é composta por 71 veículos pesados próprios e 370 leves locados de terceiros.

Redução - De janeiro a dezembro de 2019, em 220 veículos equipados com telemetria e compartilhados entre 1.400 condutores, houve uma redução de mais de 64% dos comportamentos inseguros a cada 1.000km rodados.

Em expansão - Neste ano o projeto foi expandido para a Cocamar Máquinas em Maringá, concessionária John Deere, englobando mais 60 veículos e 111 condutores. De janeiro a agosto de 2020, houve uma queda de mais de 40% dos comportamentos inseguros.

Online - Por outro lado, a pandemia acelerou a migração de treinamentos de direção defensiva presencial para online e EAD (Ensino a Distância), evitando deslocamentos de colaboradores de regiões distantes. A eficácia dos treinamentos por esse sistema, que começou a ser adotada em agosto, é garantida por meio de testes de questionários online.

Gestão de vidas - O gerente executivo de Logística Integrada, Ezequiel Scopel, afirma que gestão de frotas “é gestão de vidas”, alicerçada no tripé social, ambiental e econômico. “Social para cuidar dos condutores e da sociedade, preservando vidas. Ambiental para cuidar das emissões de poluentes geradas pelo uso dos veículos ou pelo descarte dos componentes. E, econômico, para fomentar a otimização dos veículos, a redução dos gastos e aumento de produtividade.”

Valor - Scopel complementa: “a segurança é um valor do qual não abrimos mão, pois não há dinheiro no mundo que apague as sequelas ou compense a vida ceifada em um acidente. Vida não tem preço, vida tem valor”. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias