cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL I: Com nova diretoria, Coofamel reuniu-se virtualmente com o Sistema Ocepar

Na manhã desta quinta-feira (15/10), acompanhado do diretor financeiro, Valdoir da Luz Junior, o presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná (Coofamel), Antonio Henrique Schneider, recebeu, em reunião virtual, integrantes do Sistema Ocepar. Na oportunidade, foram abordados diversos temas, como as ações de representação institucional da entidade desenvolvidas neste período de quarentena, perspectivas de mercado, tanto no âmbito nacional como estadual, cenário econômico e financeiro do cooperativismo paranaense, do ramo crédito, com enfoque especial da Coofamel, e atividades finalísticas do Sescoop/PR. O intuito do encontro, o 82º realizado na modalidade virtual, foi o de apresentar e discutir a situação econômico-financeira da cooperativa por meio de indicadores e comparativos com outras do mesmo ramo e região visando manter a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e a solidificação do sistema cooperativista.

Momento - Após a abertura da reunião pelo analista técnico da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo, Rodrigo Gandara Donini, e o cumprimento da agenda, o presidente da Coofamel disse que as restrições sanitárias devido à pandemia do coronavírus até beneficiaram a cooperativa.  “O momento estimulou o consumo de mel, por ser um alimento saudável, elevando a demanda do nosso produto. No caso da própolis, as vendas triplicaram. Houve um pouco de dificuldade na entrega, mas nada muito sério. Porém, o setor e, consequentemente, a cooperativa foram afetados por outros fatores decorrentes da pandemia, como o fechamento das exportações e queda no preço do mel”, comentou.

Apoio - Schneider, que, como a nova diretoria, tomou posse do cargo no dia 28 de agosto último, durante Assembleia Geral Ordinária da Coofamel, solicitou apoio do Sistema Ocepar por meio de cursos e programas oferecidos pelo Sescoop/PR, principalmente na área de planejamento estratégico e de gestão financeira, a fim de sanar problemas e retomar a expansão da cooperativa. “Sanando irregularidades e melhorando a gestão, teremos condições de retomar o desenvolvimento, afinal o nosso produto tem qualidade reconhecida e mercado que pode ser expandido. A intenção, então, é aumentar o faturamento em benefício dos nossos associados”, ressaltou. Por sua vez, Donini orientou o presidente a formalizar as solicitações e encaminhá-las, por meio eletrônico, à entidade, que irá mobilizar os profissionais para atender as demandas. “O Sistema Ocepar pode ajudar a reverter o quadro, por meio de  programas de capacitação e formação e até de assessoramento técnico, e melhorar a gestão para colocar a cooperativa no caminho certo”, pontuou o analista técnico da Gecoop.

Presentes - Também participaram do evento, o coordenador de Profissionalização da Gecoop, Leandro Roberto Macioski, e o analista de Desenvolvimento Técnico da Getec, Alexandre Amorim Monteiro.

A cooperativa - Fundada em julho de 2006, a Coofamel, que tem 280 cooperados, conforme informou o seu presidente, e quatro funcionários, faturou R$ 1,26 milhão em 2019, com estimativa de fechar este ano com R$ 2 milhões. Com sede em Santa Helena, no oeste do Paraná, a cooperativa atua nesta região e também no sudoeste.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias