Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PERDA: Sistema Ocepar lamenta o falecimento do presidente da Cooperativa Central Aurora

 

 

cabecalho informe

PERDA: Sistema Ocepar lamenta o falecimento do presidente da Cooperativa Central Aurora

perda 19 10 2020O Sistema Ocepar lamentou o falecimento do líder cooperativista Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó (SC), ocorrido na madrugada deste domingo (18/10), em virtude de um tumor no fígado. “Muito mais do que uma liderança do setor, perdemos um amigo, um homem dedicado à família, a qual desejamos todo conforto possível neste momento tão difícil de suas vidas. Que ele possa ter o descanso necessário, afinal, atravessou um período difícil de tratamento, mas temos que reunir fé e força para aceitar os desígnios divinos”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em nota emitida neste domingo. “Também manifestamos nosso pesar a toda diretoria e colaboradores desta grande família chamada Aurora, pela irreparável perda do seu presidente nesta data, sentimentos extensivos à Cooperalfa e ao Sistema Ocesc, onde Mário Lanznaster também foi presidente. Devido a este momento da pandemia da Covid-19, lamentamos o fato de não podermos estar presentes nas despedidas do amigo, mas nos uniremos em oração neste momento de dor do sistema cooperativista brasileiro”, acrescenta Ricken.

Trajetória - Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa, de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009), exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa. Ele era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.

Formação - Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, Lanznaster era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas.

Extensionista - Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral, quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Outros cargos - Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu. Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Em outubro de 2002, assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência.

Arrojo - Nos 13 anos em que comandou a Aurora Alimentos, Lanznaster implementou um poderoso programa de investimentos na estrutura industrial e na produção pecuária, consolidando um colosso cooperativista-empresarial-industrial que emprega diretamente mais de 34 mil trabalhadores e processa 1 milhão de aves/dia, 25 mil suínos/dia e 1,5 milhão de litros de leite/dia, com receita operacional bruta superior a R$ 12 bilhões por ano. (Com informações da MB Comunicação)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias