Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTRO DE NÚCLEOS I: Mais de 100 líderes cooperativistas do Centro-Sul do Paraná participam de evento digital do Sistema Ocepar

 

 

cabecalho informe

ENCONTRO DE NÚCLEOS I: Mais de 100 líderes cooperativistas do Centro-Sul do Paraná participam de evento digital do Sistema Ocepar

Um total de 110 cooperativistas da região Centro-Sul do Paraná acompanharam, na tarde desta segunda-feira (19/10), o Encontro Digital de Núcleos Cooperativos. O evento foi o primeiro de uma série de quatro reuniões descentralizadas que também acontecem nesta semana com lideranças do cooperativismo do Oeste, Norte/Noroeste e Sudoeste. Realizado de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, o encontro tem como objetivo fortalecer a aproximação entre o Sistema Ocepar e as cooperativas, alinhando estratégias para a defesa e expansão do setor, com espaço para a discussão das demandas específicas de cada região. A Frísia foi a anfitriã do evento, apresentando aos demais participantes uma explanação sobre a história e o modelo de negócios da cooperativa.

Alinhar estratégias- “O Encontro de Núcleos, em sua primeira edição digital, mantém o mesmo propósito desde que passou a ser realizado, na década de 1990, que é dialogar abertamente com as lideranças do cooperativismo do Paraná, ouvindo e conhecendo as demandas de cada região, assim como também alinhando estratégias e debatendo temas de relevância para o setor, como perspectivas da economia e cenários políticos do país”, explicou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que abriu o evento, juntamente com o vice-coordenador do Núcleo Centro-Sul e diretor da Ocepar, Jorge Karl, presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial.

Presenças- O presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, o superintendente Renato Nobile e a gerente geral Tânia Zanella acompanharam o evento, juntamente com o presidente da Frísia, Renato Greidanus, o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, o diretor da Ocepar, Frans Borg (Castrolanda), o conselheiro do Sescoop/PR e diretor da Fecoopar, Luiz Roberto Baggio, que preside a cooperativa Bom Jesus, além dos conselheiros fiscais Erik Bosch (presidente da Capal) e Artur Sawatzky (presidente da Witmarsum), e Popke Ferdinand Van der Vinne (presidente da Sicredi Campos Gerais), membro do conselho fiscal da Ocepar. Também presente, o diretor da Ocepar, Wilson Cavina, presidente do Sicoob Central Unicoob.

Homenagem - Antes de iniciar a reunião, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao líder cooperativista Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Aurora, falecido no último domingo (18/10), em Chapecó (SC). Na sequência, o superintendente da Frísia, Mario Dykstra, fez uma explanação sobre a cooperativa, e o professor do Isae/FGV, Robson Gonçalves, ministrou palestra sobre “Cenários econômicos para os negócios cooperativos”.

Planejamento - Depois, o presidente do Sistema Ocepar José Roberto Ricken, em conjunto com o superintendente Robson Mafioletti, apresentou os pilares e o cronograma para a implantação do novo planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná, o PRC 200. O superintendente da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), Nelson Costa, e o superintendente do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Leonardo Boesche, apresentaram os trabalhos realizados pelas respectivas entidades em 2020.

OCB - Na sequência, a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, falou sobre as ações da entidade, em especial os trabalhos de acompanhamento e defesa política do cooperativismo no Congresso Nacional, com o apoio da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo. Devido ao modelo virtual, sem necessidade de deslocamentos, o que favoreceu a presença de um número maior de cooperativistas, a primeira reunião da 56ª edição do Encontro de Núcleos teve recorde de participantes no Centro-Sul.

Reuniões - Na tarde desta terça-feira (20/10), o evento prossegue com representantes do Oeste e a Frimesa será a cooperativa anfitriã. Na quarta-feira (21/10), haverá a participação das lideranças no Norte e Noroeste, tendo como anfitriãs a Unitá e a Coagru. A série encerra na quinta-feira (22/10), com participantes do Sudoeste, tendo a Coasul e o Sicredi Iguaçu como anfitriãs.

Matéria relacionada: ENCONTRO DE NÚCLEOS II: Vídeo produzido pelo Sistema Ocepar mostra atuação da bancada paranaense na Frencoop

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias