cabecalho informe

ENCONTRO DE NÚCLEOS: Lideranças cooperativistas do Norte e Noroeste debatem planejamento e representação política do setor

Na tarde desta quarta-feira (21/10), o Encontro Digital de Núcleos Cooperativos prosseguiu com a terceira reunião regional, que contou com a presença de 84 lideranças do setor no Norte e Noroeste do Paraná. Os participantes, representando 21 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte e trabalho e produção de bens e serviços, debateram questões que impactam o cooperativismo, entre elas a representação política, o planejamento estratégico, as ações do Sistema Ocepar em treinamento e qualificação, por meio do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), e na área sindical, através da atuação da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná). As cooperativas Coagru e Unitá foram as anfitriãs do evento e apresentaram os trabalhos que estão realizando, o modelo de negócios, a intercooperação e seus resultados econômicos e sociais.

Presenças - O evento foi aberto pelos coordenadores do Núcleo Norte e Noroeste, respectivamente, Jorge Hashimoto (presidente da Integrada), e Luiz Lourenço (presidente do Conselho de Administração da Cocamar e diretor da Ocepar). O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou a pauta de discussões e deu início à programação do Encontro. Presentes ao evento, o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, o superintendente Renato Nóbile e a gerente geral Tânia Zanella. Participaram ainda os diretores da Ocepar Wellington Ferreira (presidente do Sicredi União PR/SP), Wilson Cavina (presidente da Sicoob Central Unicoob), Yuna Bastos (conselheira do Sicredi União PR/SP), além de Marcos Antonio Trintinalha (Cocari), Luciano Ferreira (Unicampo) e Akio Cyoia (Integrada) conselheiros do Sescoop/PR. Também presentes ao evento, o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari, e o presidente da Cocari, Vilmar Sebold.

Intercooperação - O presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, e o vice-presidente Cavalini Carvalho, fizeram uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa e também pela central de cooperativas Unitá, resultado de um projeto de intercooperação, e seus impactos econômicos e sociais na região Noroeste. Depois, o professor do Isae/FGV, Robson Gonçalves, ministrou palestra sobre “Cenários econômicos para os negócios cooperativos” e os superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da Fecoopar, Nelson Costa, apresentaram os trabalhos realizados pelas entidades e o plano de ação em elaboração para 2021.

OCB - A gerente geral do Sistema OCB, Tânia Zanella, falou sobre as ações da entidade, em especial os trabalhos de acompanhamento e defesa política do cooperativismo no Congresso Nacional, com o apoio da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo. A Ocepar apresentou vídeo produzido especialmente para as reuniões do Encontro de Núcleos, para mostrar aos cooperativistas o que já foi realizado em prol do setor em Brasília. A última reunião do Encontro vai acontecer na tarde desta quinta-feira (22/10), com lideranças do Sudoeste do Paraná, tendo as cooperativas Coasul e Sicredi Iguaçu como anfitriãs.

Participações - Os três eventos já realizados até o momento, com a mediação do coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, o jornalista Samuel Milléo Filho, reuniram 354 lideranças cooperativistas, de 63 cooperativas de cinco ramos distintos. “Essa é uma das principais vantagens de promover as reuniões de forma digital, ou seja, propiciar a oportunidade de participação a um número maior de lideranças”, destacou Milléo.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias