ENCONTRO DE NÚCLEOS: Debates regionais reúnem 444 líderes do cooperativismo do Paraná
- Detalhes
- Criado em Sexta, 23 Outubro 2020 10:45
As quatro reuniões regionais do Encontro Digital de Núcleos Cooperativos reuniram 444 lideranças do cooperativismo do Paraná, representando 79 cooperativas de seis ramos de atuação - agropecuária, crédito, saúde, transporte, consumo e trabalho e produção de bens e serviços. O evento foi encerrado na tarde desta quinta-feira (22/10), com a reunião do Sudoeste, que teve a participação de 90 líderes, ligados a 15 cooperativas da região. A rodada de debates teve início na segunda-feira (19/10), com a reunião do Núcleo Centro-Sul. Na terça-feira (20/10), foi a vez da região Oeste. Na sequência, houve o evento das regiões Norte e Noroeste, na quarta-feira (21/10). Realizado de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, o encontro teve como objetivo fortalecer a aproximação entre o Sistema Ocepar e as cooperativas, alinhando estratégias para a defesa e expansão do setor, com espaço para a discussão das demandas específicas de cada região.
Diálogo - “O Encontro de Núcleos, o primeiro da história realizado de forma virtual, foi produtivo e promoveu debates sobre temas que trazem impactos ao setor cooperativista. Esse diálogo aberto e franco é fundamental para que tenhamos estratégias alinhadas, ouvindo e conhecendo as demandas específicas de cada região, fazendo ajustes de rota quando necessários, melhorando a comunicação com as lideranças, aperfeiçoando nosso planejamento e, sobretudo, fortalecendo a representatividade do cooperativismo do Paraná”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Desde a década de 1990, a Ocepar realiza o encontro de núcleos, que neste ano chegou a sua 56ª edição.
Temas - Neste ano, marcado pela pandemia da Covid-19, o Encontro teve como temas principais a atuação política em defesa do setor cooperativista, trabalho realizado em conjunto com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), com o suporte da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que congrega 302 parlamentares (deputados federais e senadores) de todo o país. Outro assunto relevante foi a proposta em elaboração para o novo plano estratégico do cooperativismo paranaense, o PRC 200, que deverá estar concluído até a Assembleia Geral Ordinária da Ocepar, em abril de 2021. Os superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Leonardo Boesche, e da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), Nelson Costa, fizeram relatos sobre os trabalhos realizados em 2020.
Anfitriãs - Cada reunião regional do Encontro tem uma ou mais cooperativas anfitriãs que, antes da pandemia, sediavam o evento presencial. No modelo virtual, as anfitriãs puderam apresentar aos cooperativistas um relato sobre sua história, estrutura, negócios, investimentos e os impactos econômicos e sociais nas regiões em que atuam. Neste ano, as anfitriãs foram as cooperativas Frísia (Centro-Sul), Frimesa (Oeste), Coagru e Unitá (Noroeste/Norte) e Coasul e Sicredi Iguaçu (Sudoeste). O palestrante desta edição do Encontro foi o professor do Isae/FGV, Robson Gonçalves, que ministrou a palestra sobre “Cenários econômicos para os negócios cooperativos”.
Sudoeste – O evento final ocorreu nesta quinta-feira (22/10) e foi aberto pelo coordenador do Núcleo Sudoeste, Clemente Renosto, diretor da Ocepar e presidente da Sicredi Parque das Araucárias. Participaram da reunião o superintendente da OCB, Renato Nobile, o presidente da Coasul, Paulino Fachin, o presidente da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Lotário Luiz Dierings, o presidente da Coprossel e conselheiro da Ocepar, Paulo Pinto de Oliveira Filho, o presidente da Camisc, Nelson de Bortoli, o vice-presidente da Coasul e conselheiro da Fecoopar, Jacir Scalvi, e o presidente da Coamo e diretor da Ocepar, José Aroldo Gallassini.
OCB - A gerente geral do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella, falou sobre as ações da entidade, em especial os trabalhos de acompanhamento e defesa política do cooperativismo no Congresso Nacional, com o apoio da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente Renato Nóbile, acompanharam os quatro eventos do Encontro de Núcleos. A Ocepar produziu vídeo especialmente para as reuniões, para mostrar aos cooperativistas o que já foi realizado em prol do setor em Brasília. Por fim, as lideranças debateram assuntos gerais do setor, em especial as oportunidades de intercooperação na região Sudoeste. A mediação dos quatro encontros foi realizada pelo coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, jornalista Samuel Milléo Filho.
Apresentações - Clique nos links abaixo para conferir as apresentações em PDF do Encontro Digital de Núcleos Cooperativos: