cabecalho informe

FORMAÇÃO: Programa de Liderança na Inovação inicia nova capacitação de dirigentes em parceria com o MIT

Teve início, na manhã desta segunda (26/10), a formação de mais um grupo de presidentes, gestores e executivos de cooperativas do Paraná dentro do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, uma iniciativa do Sistema Ocepar, executada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em parceria com o Isae e com uma das mais renomadas instituições de ensino e pesquisa do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT, em inglês), localizada em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Boas-vindas - A diretora de Programas Globais do MIT, Clara Piloto, deu as boas-vindas aos participantes, juntamente com os presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e do Isae, Norman Arruda Filho. Também prestigiou a abertura o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Participam do Programa de Liderança na Inovação 49 representantes de 36 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde, trabalho e transporte e dos Sistemas OCB e Ocepar. As atividades serão realizadas de forma on-line. Com duração de oito semanas, formação é dividida em quatro módulos, com um total de 68 horas de estudos.

Temas - O primeiro módulo vai abordar o tema “Por que a liderança e a criatividades são importantes”, o segundo “Minhas capacidades de liderança”, o terceiro “Criando e comunicando uma visão compartilhada”, e o quarto “Análise de um projeto real”. Todos serão ministrados por profissionais do MIT. Além disso, haverá fóruns de discussão, atividades para entregar e vídeos sequenciais de aprendizagem, tudo por meio de uma plataforma virtual, na qual é possível compartilhar experiências e receber o feedback dos facilitadores, que são consultores sênior especialistas nos temas e com ampla experiência na área. Eles estarão disponíveis aos participantes na parte on-line e nas sessões ao vivo, para responder a perguntas, incentivar reflexões mais aprofundadas, facilitar a colaboração e garantir que os participantes tenham uma experiência de aprendizagem positiva.

Habilidades - Este programa foi concebido com o objetivo de propiciar o desenvolvimento das habilidades de liderança e a visão necessária para enfrentar os processos extraordinários de inovação que afetam as empresas. Com ele, os participantes aprenderão a liderar o autoconhecimento e a criatividade, e a construir equipes e organizações a partir da cultura da inovação. Por isso, o foco é prático e faz o uso de ferramentas, metodologias e processos que podem ser colocados em prática a qualquer hora, com o objetivo de reforçar habilidades para gerir a inovação.

Segundo grupo - Esta é a segunda turma de dirigentes que participa do Programa de Liderança na Inovação. Em 2018, outro grupo formado por presidentes, diretores e superintendentes das cooperativas paranaenses esteve no MIT para uma semana de imersão, entre os dias 13 e 17 de agosto.

O programa - Em outra frente, o Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense atua na formação de agentes de ideação e transformação. O programa teve início em 2018, com a adesão de 70 cooperativas do Paraná, mais de 500 participantes e formou 14 turmas no ano passado, com mais de 350 pessoas certificadas. No dia 24 de agosto deste ano, começaram ser capacitadas as primeiras turmas do ciclo 2020/2021. Serão 192 horas de capacitação, com término previsto para outubro de 2021. Desta vez, 543 representantes de 68 cooperativas, dos ramos agropecuário (28), crédito (22), saúde (16), transporte (1) e trabalho (1) se inscreveram no Programa. Nesse total estão ainda incluídos os profissionais do Sistema Ocepar. Os participantes foram distribuídos em 17 turmas e serão realizadas trilhas em comum e, em outros momentos da formação, eles serão divididos conforme o seu perfil, para atuar como agentes de ideação ou transformação. Saiba mais em http://paranacooperativo.coop.br/programadeinovacao/.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias