cabecalho informe

COOPAVEL: Palestra orienta sobre cuidados e prevenção ao câncer de próstata

coopavel 25 11 2020O que é e como prevenir o câncer de próstata. Essa foi a mensagem central de palestra, na segunda-feira (23/11), sobre uma das doenças que mais acometem e levam homens a óbito no Brasil. O assunto foi apresentado pela enfermeira da Unimed Caroline do Nascimento Leite. Organizada em parceria com o setor Médico da Coopavel, a palestra integrou um conjunto de ações realizadas em novembro para alertar e disseminar cuidados que podem salvar vidas.

Números - Caroline falou sobre tipos de câncer e deu alguns números sobre a doença no Brasil. A previsão é de que quase 70 mil pessoas percam a viva, em 2020, vítimas dessa doença no País. Pelo menos 15,5 mil desses óbitos serão por câncer de próstata. “Entretanto, além dos avanços da medicina principalmente nas últimas duas décadas, há cuidados básicos capazes de diagnosticar a doença em seu início e, então, levar a um tratamento com elevados índices de sucesso”, de acordo com a enfermeira da Unimed. A palestra foi destinada a funcionários da Coopavel lotados no Moinho de Trigo e nas áreas de rações e transportes.

Silencioso - O câncer de próstata é silencioso em suas etapas iniciais. Geralmente não existem sintomas. Quando surgem os primeiros sinais eles são semelhantes ao da expansão benigna da próstata. Caroline informou que sintomas mais comuns são dificuldades de urinar e vontade de aliviar a bexiga com frequência. Quando o estágio já está mais avançado, o doente pode sentir dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal, de acordo com a enfermeira. “O câncer, apesar de como a medicina melhorou seus procedimentos, é uma doença que exige atenção e cuidados”, segundo a enfermeira do Trabalho, Giane Quinhones Dalla Costa.

Próstata - A próstata é uma glândula que só o homem tem e fica na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, em formato de maçã situado abaixo da bexiga. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen liberado durante o ato sexual. Quando surgem, há tumores que se desenvolvem e se espalham rapidamente, podendo levar a óbito. A maioria, entretanto, cresce lentamente e será detectada sem maiores riscos ao paciente.

Primeiros exames - Os primeiros exames para detecção precoce do câncer de próstata são o toque retal e o exame de sangue, destinado a avaliar a dosagem do antígeno prostático específico, conhecido por PSA. As investigações podem ser feitas também por exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. A grande maioria dos casos, 75%, ocorre em pacientes com mais de 65 anos. Mas os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos. (Imprensa Coopavel)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias