Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias TRANSPORTE: Ramo realiza seminários regionais

 

 

cabecalho informe

TRANSPORTE: Ramo realiza seminários regionais

transporte 25 11 2020Os cinco seminários regionais do Ramo Transporte, realizados pelo Sistema OCB, foram um sucesso de público – 900 participantes – e já estão dando bons resultados. Cada evento atendeu às demandas específicas das regiões, o que possibilitou o debate de questões como tendências de mercado, intercooperação, identidade cooperativa, linhas de crédito, dentre outros.

Tecnologia - “Esse recorde de público mostra pra gente que a tecnologia pode e dever ser mais utilizada nas estratégias de aproximação com a nossa base. Vale destacar que seria muito difícil reunir tantos representantes dos segmentos das cooperativas de transporte. Mostra, também, que quanto maior a participação dos cooperados no processo de definição das diretrizes a serem trabalhadas junto aos Três Poderes, maiores são as chances de conquistas”, avalia o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

Objetivos - Para o coordenador nacional do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, Evaldo Moreira de Matos os temas de cada seminário e a participação de presidentes e superintendentes de unidades, conselheiros e representantes das cooperativas possibilitou alcançar os objetivos do seminário: ouvir detalhadamente as demandas da base e gerar oportunidades de negócios.

Integrado - “Além disso, essa participação mostrou o quanto o sistema está integrado. E, isso, considerando o cenário de desafios e oportunidades que temos representa mais do que um avanço, mas uma força. Também vimos o quanto é importante que o Ramo Transporte esteja próximo dos outros, especialmente o Agro e o Crédito”, avalia o coordenador.

Intercooperação - O ciclo de seminários também tem sido avaliado com muito sucesso devido aos resultados de intercooperação. Segundo explica o analista técnico e econômico da OCB, Tiago Freitas, logo depois dos eventos, muitas cooperativas passaram a fazer contato umas com as outras para encontrarem soluções de negócio e oportunidades de expandir suas atividades.

Crise - “O que percebemos é que foi possível que as cooperativas percebessem que poderiam se unir para evitar os efeitos da crise. Intercooperando, elas podem não só diminuir impactos econômicos, mas crescer. Temos alguns exemplos como a Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas do Mato Grosso (Fetranscoop/MT) que buscou uma cooperativa de crédito para, juntas, montarem uma linha de crédito para renovação da frota. Além de cooperar entre si, as cooperativas de transporte também têm buscado parcerias com coops de outros ramos, como a agropecuário, por exemplo”, comenta Freitas.

Seminário Nacional - Outro fruto do ciclo de encontros é a realização de um Seminário Nacional do Ramo Transporte que já está sendo organizado para ocorrer ainda em dezembro deste ano. A ideia é continuar discutindo as tendências de mercado para os próximos anos. Para isso, estão sendo convidados representantes do governo federal, além de especialistas que possam mostrar quais os melhores caminhos para 2021. A divulgação desse seminário nacional deve começar em breve. (OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias