Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FALECIMENTO: Sistema Ocepar lamenta morte de José Gerardo Fontelles

 

 

cabecalho informe

FALECIMENTO: Sistema Ocepar lamenta morte de José Gerardo Fontelles

 

Morreu na madrugada da última quinta-feira 31/12, em Brasília, aos 81 anos, o engenheiro agrônomo José Gerardo Fontelles, ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Há algum tempo, ele enfrentava problemas de saúde. O velório ocorreu no Cemitério Campo da Esperança no Distrito Federal.

 

Recoop - Na década de 1990, durante as discussões de implementação de diversos programas, entre eles o Programa de Securitização das Dívidas Agrícolas, do Programa Especial de Saneamento de Ativos (PESA) e do Programa de Revitalização das Cooperativas de Produção Agropecuárias (Recoop), José Gerardo Fontelles foi fundamental para a liberação de recursos para socorrer cooperativas que haviam sido impactadas com os sucessivos planos econômicos. Graças a este suporte financeiro, muitas delas conseguiram dar continuidade as suas atividades e hoje são verdadeiros exemplos de gestão. 

 

Sescoop – Fontelles também ajudou a constituir o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), braço importante na capacitação e no conhecimento dentro do sistema cooperativista brasileiro. Ele integrou, juntamente com o atual presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken o primeiro Conselho do Sescoop Nacional, em 1998.

 

Homenagens – Por diversas vezes ele esteve no Paraná, em especial na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, para debater tanto sobre o Recoop como a criação do Sescoop. Devido a esta forte atuação em defesa do cooperativismo, no ano de 2002 o Sistema Ocepar concedeu para José Gerardo Fontelles a “Medalha do Mérito Cooperativista” e no ano de 2004 o “Troféu Ocepar”.

 

Cargos - Geraldo Fontelles também foi secretário-adjunto da Secretaria Especial de Abastecimento e Preços, coordenador-geral das Secretarias de Assuntos Econômicos e de Acompanhamento Econômico e assessor especial para Assuntos Agrícolas do Ministério da Fazenda e secretário executivo do Ministério da Agricultura, além de outros cargos. Trabalhou no serviço público por quase 50 anos e era um dos profissionais mais respeitados do setor agrícola, principalmente na formulação de políticas públicas.

 

Revista PRCoop – Na edição de setembro de 2009, quando o Sescoop Paraná completou 10 anos de fundação, José Gerardo Fontelles foi o entrevistado especial. o. “O Paraná estava muito interessado no assunto, pois o Sescoop representava uma evolução da Autogestão já adotada no estado. Conversamos muito com o Paraná na época da criação do Sistema S do cooperativismo. E inclusive usamos o seu pessoal dentro da própria estrutura da coordenação do Recoop”, conta Fontelles.

 

Apoio fundamental – José Gerardo contou que “a ideia do Sescoop, o Sistema S do cooperativismo, nasceu basicamente de dois pontos estratégicos: fazer um monitoramento das ações e o acompanhamento das cooperativas, e promover a qualificação das cooperativas. Então fomos à Casa Civil, falar com o ministro (Pedro Parente). Na ocasião também discutidos por demandas dos cooperativistas, inclusive do Paraná, que estava muito interessado no assunto, pois o Sescoop representava uma evolução da Autogestão já adotada no estado. Conversamos muito com o Paraná na época da criação do Sescoop. E inclusive usamos o seu pessoal dentro da própria estrutura da coordenação do Recoop (João Paulo Koslovski, José Roberto Ricken, Guntolf van Kaick e Juacir João Wischneski). Então sugerimos à Casa Civil, ao governo, que criasse o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, dentro do Sistema S. Efetivamente, a concessão do Sescoop foi na linha de criar um monitoramento sobre aquelas cooperativas que obtiveram o Recoop. Foi basicamente isso”, afirmou.

 

Entrevista – Clique aqui para ler esta entrevista de José Gerardo Fontelles na íntegra.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias