Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNIMED COSTA OESTE: HGU está equipado com quarto para parto humanizado

 

 

cabecalho informe

UNIMED COSTA OESTE: HGU está equipado com quarto para parto humanizado

O nascimento de um filho é um dos momentos mais esperados pelas mamães e as famílias. Um marco que representa a chegada daquele bebezinho ao mundo e o início de uma jornada repleta de desafios e alegrias.

Estrutura adequada - Pensando no conforto e tranquilidade das gestantes e dos bebês, o Hospital Geral Unimed (HGU), localizado em Toledo (PR), conta com uma estrutura adequada para a realização de parto e com uma equipe multidisciplinar capacitada para agir diante de qualquer intercorrência.

Parto humanizado - O hospital possui um quarto exclusivo para a realização de parto humanizado. É equipado com uma cama que pode ser utilizada no pré-parto, no parto e até no pós-parto; bola suíça; banqueta; tecido de liganete que forma um pêndulo; iluminação do ambiente (penumbra) e uma banheira onde são trabalhados os conceitos da cromoterapia por meio da imersão da gestante em água morna, pois as luzes emitem sensações e cada cor tem um significado.

Recomendação - “É recomendado na fase ativa do trabalho de parto que a mulher tome um banho morno no chuveiro ou fique imersa na banheira para ajudar a relaxar a musculatura e auxiliar na evolução do parto. Meu papel é proporcionar medidas de conforto não farmacológicas para o alívio da dor, ofertando os recursos disponíveis, utilização de óleos essenciais e massagens, além de empoderar a mulher para este momento”, explica a enfermeira obstetra, Ariane Gargantini Penido.

Companhia - Ela frisa, ainda, que a gestante pode ser acompanhada por um familiar desde o pré-parto até o pós-parto e que a estrutura proporciona um ambiente com privacidade, segurança e conforto.

Equipe capacitada - Durante o parto humanizado a gestante é acompanhada pelo seu médico obstetra, médico assistente, enfermeira obstetra, técnica de enfermagem e berçarista que auxilia o pediatra logo após o nascimento do bebê. E no processo de trabalho de parto é realizada a avaliação do período gestacional da paciente, controle dos sinais vitais da mãe, a frequência, asculta dos batimentos cardíacos fetais e oferecido todo apoio que ela precisa.

Cuidado especial - O cuidado especial com as gestantes permite que elas fiquem em contato com o bebê, incentivando a amamentação já nos primeiros minutos após o nascimento. Por isso, foi instalado no mesmo quarto um berço aquecido, que dispõe de recursos específicos para atender eventuais intercorrências no trabalho de parto e estrutura para reanimação neonatal.

Recordações - E o cuidado com a mamãe e o bebê vai além. Agora elas recebem de presente o carimbo da placenta, que representa a árvore da vida. “Carimbamos a placenta em um papel e entregamos às mamães como uma forma de recordar esse momento único na vida da mulher e da família e, também, para a criança saber que aquele órgão a nutriu por nove meses, o que permitiu o seu nascimento. Também escrevemos mensagens, bem como os dados de altura e peso do bebê ao nascer”, destaca Ariane.

Investimentos - A diretoria do HGU está frequentemente melhorando sua estrutura de atendimento e acolhimento das gestantes, seus bebês e suas famílias. “Estamos investindo na estrutura e em equipamentos, adquirindo o que é necessário para proporcionar ainda mais segurança e atender as gestantes em sua plenitude. É mais segurança para o médico que está conduzindo o parto, à gestante que tem um ambiente acolhedor e ao bebê que está sempre sendo acompanhado por uma equipe especializada”, frisou o diretor vice-presidente da Unimed Costa Oeste, Manoel Joaquim de Oliveira.

Remodelação - Segundo o vice-presidente, na lista de investimentos do HGU consta a remodelação da Maternidade e do Centro Obstétrico - tanto em espaço físico, como em recursos profissionais e técnicos. (Imprensa Unimed Costa Oeste)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias