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COCAMAR: Quase 700 mil beneficiados pela União Solidária 2020

cocamar 01 03 2021A Campanha União Solidária 2020, realizada pelo Lions Club e apoiada pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial e Sicredi União PR/SP, teve início em março do ano passado e foi encerrada no dia 17/2, beneficiando 528 projetos sociais e impactando diretamente 692.164 vidas.

Efeito - Cadastrados por associações e entidades assistenciais de todas as cidades onde a Cocamar mantém atuação, os projetos foram validados pelas unidades da cooperativa e agências do Sicredi para que, efetivamente, surtissem efeito nas comunidades.

Cupons - Lançada em meados de março de 2020, a Campanha consiste na distribuição de dezenas de milhares de cupons para que entidades assistenciais cadastradas façam a venda junto a sociedade e capitalizem os recursos financeiros. Os cupons vendidos deram direito a concorrer ao sorteio de prêmios como automóveis e motocicletas.

Dificuldades - Quando a pandemia começou a assolar a população, a Campanha passou a ser fundamental para as entidades, muitas das quais enfrentaram dificuldades. Para ajudá-las, a Cocamar e a Sicredi autorizaram emergencialmente o uso dos recursos arrecadados para uma finalidade mais ampla do que o do projeto cadastrado, possibilitando assim que continuassem seus atendimentos.

Online - O distanciamento social impôs outra barreira: como, afinal, oferecer cupons dessa forma? Tal situação motivou a criação de uma plataforma para vendas de cupons online pelas cooperativas, que disponibilizaram, ainda, treinamento para as entidades aprenderem a lidar com as redes sociais.

Prêmios - A venda de cupons terminou no dia 31 de janeiro, com o sorteio e a apuração ocorrendo respectivamente nos dias 13 e 17 de fevereiro. Foram contempladas 8 pessoas e 8 entidades. Metade das premiações sorteadas saiu para compradores de cupons distribuídos pela Cocamar: dois carros (um para Iporã-PR e outro para Itaberá-SP, e duas motos, uma para Alvorada do Sul e outra para Ibiporã, ambas no Paraná), sem contar que cada uma das entidades que venderam cupons premiados recebeu motos.

Numerário - A totalidade do recurso arrecadado pela entidade é destinado à realização do projeto cadastrado no sistema e, como informado antes, o pagamento do custeio de suas atividades.

Impacto positivo - Para a Cocamar e o Sicredi, com o fomento à captação de recursos junto às organizações da sociedade civil, é possível fortalecer e cooperar com as causas sociais, produzindo um impacto positivo nas comunidades. Foram movimentados mais de R$ 4 milhões, superando os R$ 3,5 milhões da edição da Campanha no ano anterior, assegurando que quase 700 mil pessoas recebessem atendimento de qualidade.

Agradecimentos - Por meio de sua diretoria, a Cocamar agradece a todos que contribuíram para o êxito da Campanha, em especial às unidades, entidades e voluntários.

Alegria em dobro - Eliete Nespolo, presidente da Associação das Amigas Voluntárias de Iporã (PR) foi contemplada com um dos carros sorteados na Campanha União Solidária e, com isso, conforme prevê o regulamento, a entidade tem direito a receber uma moto – que será destinada a reforçar o caixa. Tudo isso sem esquecer, claro, que a venda de cupons garantiu um recurso que vai ser empregado na aquisição de materiais para a produção de fraldas – o objetivo da associação fundada em 2009 e que reúne 25 mulheres voluntárias.

Até no Maranhão - “Foi a primeira vez que participamos”, comenta Eliete. Segundo ela, com as vendas pelo sistema online foi possível oferecer cupons para pessoas de várias regiões do país, “até para gente do Maranhão nós vendemos.”

Itaberá - Foi a primeira vez também que a Associação Assistencial Mei-Mei de Itaberá (SP) participou da Campanha e, a exemplo da de Iporã, um dos carros saiu para a cidade e, por isso, a instituição vai receber uma moto. De acordo com Ademar Manoel, um dos dirigentes, a associação existe desde 2003 e está voltada à formação de adolescentes da faixa de 15 a 18 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

“Um alívio”- Segundo ele, os recursos obtidos com a venda de cupons e mais a moto, com a qual pretendem fazer uma rifa, “permitirá um alívio no caixa da associação, que está há meses no vermelho”. (Imprensa Cocamar)

 

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