COVID-19 I: Comunicado 2 do Comitê de Acompanhamento orienta cooperativas sobre AGOs

covid 19 destaque 01 03 2021O Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 se reuniu na manhã dessa segunda-feira (01/03) para discutir sobre demandas das cooperativas filiadas com relação à realização das Assembleias durante o período de vigência do atual Decreto Estadual nº 6.983/2021, que determina a suspensão de todas as atividades não essenciais no Paraná, a partir da zero hora de sábado (27/02) até às 5 horas do dia 8 de março. As informações constam no comunicado nº 2 do Comitê. Veja abaixo.

Atividade essencial - No comunicado, o Comitê ressalta que, “embora as atividades das cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transportes, infraestrutura (eletrificação) e demais atividades secundárias, correlatas e acessórias que amparem a atividade principal, sejam tratadas pelo Decreto 6.983/2021, em seu artigo 5º, como essenciais; nada neste Decerto menciona a realização de Assembleias das Cooperativas como sendo uma atividade essencial”.

Orientação - E continua o comunicado: “assim, se a cooperativa planejou realizar assembleia em modelo virtual (on-line) no período de vigência do referido Decreto, nada há que se preocupar. Entretanto, caso tenha planejado assembleias em modelo semipresencial ou presencial a ser realizada até o dia 08 de março, o Sistema Ocepar recomenda: Imediata publicação na imprensa sobre a alteração na forma de realização (semipresencial para virtual) ou o adiamento da Assembleia para data mais apropriada onde se verifique a contenção da pandemia e não esteja mais em vigência do Decreto, de modo a serem executados com segurança os trabalhos presenciais em Assembleia”.

O Comitê - O Sistema Ocepar constituiu o Comitê de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 com objetivo de monitorar, receber, avaliar e comunicar seus públicos sobre as informações mais recentes ligadas à disseminação e precauções que devem ser tomadas diante da epidemia da doença. O grupo é formado pela Diretoria Executiva, coordenações de Gestão Estratégica e de Comunicação Social, com assessoramento jurídico e colaboração da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Desde que o trabalho remoto foi adotado pela instituição, em 20 de março de 2020, os integrantes se reúnem diariamente, por meio de videoconferência, para analisar cenários e discutir o andamento das atividades visando atender as demandas das cooperativas. O Comitê tem ainda divulgado os comunicados para informar as principais ações de interesse do cooperativismo paranaense que estão sendo executadas pelo Sistema Ocepar nesse período de pandemia.