cabecalho informe

ARTIGO: Seguros, por que vale a pena investir?

artigo 03 03 2021* Juliana Olivieri Refundini

Seja em aplicações ou em bens, estamos sempre pensando em investir nosso dinheiro. E, quase sempre, as reservas que fazemos são exatamente para adquirir um bem! Estou certa? Seja para aquisição da casa própria, ou para comprar aquele carro dos sonhos...

Enquanto para investimentos os riscos estão relacionados às oscilações de mercado, para bens que você adquiriu os riscos são outros, como, por exemplo, sofrer algum dano grave, furto, desastres naturais, entre outros.

Por isso, muitos têm dúvida se vale a pena pagar um seguro para proteger seu bem, ou guardar dinheiro para eventuais imprevistos. O que você acha sobre isso?

Na hora de avaliar esta questão, pense sempre na pior das hipóteses, como ser roubado, ou um dano grave em sua casa, como incêndio. Você teria, neste momento, dinheiro para repor todo o estrago sem que isso te atrapalhe a vida financeira? Se a resposta for sim, ótimo! Você está seguindo seu planejamento financeiro corretamente! Mas se a resposta for não, como na maioria dos casos, como você ficaria se não tivesse um seguro que lhe cobrisse todo o prejuízo?

Pagar um seguro, por vezes, é encarado como uma despesa. Porém, é mais do que isso: é uma precaução ou, digamos, um investimento no imprevisto, já que - como o próprio nome diz - você não estará preparado esperando por ele.

A gama de seguros que mercado oferece é muito grande e, claro, temos seguros para outras finalidades, como proteção de renda, riscos jurídicos, vida entre outros. Portanto, vale a pena olhar para esse mercado. Também é verdade que existem, hoje, muitas opções de seguradoras, e esta concorrência é saudável para você!

Análise em qual situação você se encontra, verificando sempre, claro, se este valor vai caber em seu orçamento. Quando planejar comprar algo, pense sempre que, além do valor pago, você terá também novas despesas com ele.

Cuide-se!

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

*Juliana Olivieri Refundini é colaboradora Uniprime e profissional com Certificação CFP®.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias